Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atleta que teve perna atrofiada por picada de cobra comanda Brasil de basquete em cadeira de rodas em 1ª vitória na Copa América

Vileide de Almeida conduz bola durante jogo diante da Bolívia no CT Paralímpico | Foto: Victor Michel / CBBC / Divulgação

A paraense Vileide de Almeida foi um dos destaques da Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas em jogo que não teve dificuldades para vencer a Bolívia por 98 a 16 nesta quinta-feira, 14, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América da modalidade, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A atleta, que teve a perna atrofiada após sofrer uma picada de cobra venenosa aos 12 anos quando ainda morava em Curuçá, interior do Pará, foi a líder de assistências da partida, com 11, e a melhor do confronto em rebotes, com 13. Foi ainda a segunda melhor pontuadora do jogo, com 12 pontos, já que a cestinha foi Paola Klokler, com 26.

“Fico muito feliz em poder contribuir para o crescimento da minha equipe, para a nossa vitória. Esperamos evoluir em quadra agora, durante a competição, para conseguir demonstrar tudo aquilo que a gente tem treinado”, afirmou  atleta de 30 anos e eleita a melhor do ano da modalidade em 2019 no Prêmio Paralímpicos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Após a derrota na estreia para as canadenses, as brasileiras tiveram o controle o jogo do começo ao fim para conseguirem a primeira vitória na competição. Com o resultado, a equipe nacional feminina chegou aos três pontos, na segunda colocação da chave, somente atrás do Canadá, que tem quatro.

Agora, a Seleção Brasileira feminina volta à quadra nesta sexta-feira, 15, às 15h, para enfrentar a Guatemala, em último jogo válido pela fase de grupos. No mesmo dia, às 17h, acontece o duelo da Seleção Brasileira masculina diante da Argentina, também no CT Paralímpico. 

“Estreamos com aquele nervosismo, e não fizemos um bom jogo, infelizmente. Mas, sempre após uma derrota, a gente vê os pontos positivos e negativos para levantar a cabeça. Contra a Bolívia, conseguimos ganhar e esperamos ter uma crescente nos próximos jogos da competição”, completou Vileide.

Desde os primeiros minutos, o Brasil já demonstrou supremacia em quadra, com a maioria dos rebotes no garrafão e com pontos em rápidos contra-ataques. O primeiro quarto acabou 30 a 0 para o Brasil. 

A Bolívia conseguiu marcar seus dois primeiros pontos a oito minutos do segundo período, quando o placar já apontava 36 a 2. Mesmo assim, as donas da casa mantiveram o domínio da partida e foram para o intervalo com a vantagem de 46 a 10.

No terceiro e quarto períodos, o técnico Rogério Pinheiro promoveu algumas alterações na equipe, mas o domínio brasileiro continuou em quadra. O Brasil chegou a fazer 78 a 14 no marcador antes de encerrar a partida em 98 a 16.

“Foi um jogo totalmente diferente da estreia. Tivemos de controlar o jogo, as ações das atletas, experimentar algumas situações de defesa e ataque. Testamos outras formações de equipe também. Contra a Guatemala, vamos buscar manter a mesma estratégia de hoje”, apontou o treinador brasileiro. 

Ao todo, participam da Copa América oito equipes femininas e sete masculinas. As equipes femininas que participam desta competição são Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos. Já no masculino participam Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.

A Copa América de basquete em cadeira de rodas é organizada pela Confederação Brasileira de Basquete em cadeira de rodas (CBBC) e pela divisão das Américas da Federação Internacional da modalidade (IWBF). O torneio vale vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que será em Dubai, em novembro. 

Os jogos têm sido transmitidos ao vivo pela CBBC em seu canal no Youtube e pela BandSports. O campeonato é aberto ao público, com entrada gratuita. 

Confira os jogos da Seleção Brasileira pela primeira fase da Copa América:

MASCULINO

Quarta, 13
BRASIL 66 x 52 Canadá

Sexta, 15
17h – Argentina x BRASIL

FEMININO

Quarta, 13
Canadá 85 x 39 BRASIL

Quinta, 14
Bolívia 16 x 98 BRASIL

Sexta, 15
15h – BRASIL x Guatemala

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery