Na disputa de distância mais curta, Raphael completou a prova em 17min29s, superando dois atletas do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES/DF), Luiz Martins (18min07s) e Daniel Santana (29min25s).
Já na segunda prova, ele terminou os 10,5 km em 53min47. Luiz ficou novamente com a prata (54min15s) e Daniel Santana repetiu o bronze (1h04min44s).
Além das provas paralímpicas, a cidade mineira também sediou disputas da canoagem olímpica. A competição ocorreu na praia artificial Domingos Gonçalves Machado, nas águas do Lago de Furnas. O evento recebeu mais de 150 atletas, de todos os estados brasileiros, nos três dias.
Segundo o supervisor de canoagem maratona da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Klaus von Gal, o Campeonato surpreendeu os participantes.
“Eles adoraram a novidade do campeonato, que foi a prova de curta distância, já presente em competições internacionais. São circuitos de 3,5 km, uma mistura de velocidade e maratona. Posso dizer que o campeonato superou nossas expectativas”, avaliou.
“Nós demos uma diversificada no modelo de provas e posso dizer que esse formato veio para ficar. Estamos muito satisfeitos com os excelentes resultados”, completou o dirigente. Confira todos os resultados do Brasileiro aqui.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)*
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)