Esse foi o segundo pódio da brasileira na Suécia. Na quinta-feira, 27, Aline também ficou em terceiro lugar na prova de média distância (7,5 km). Ela encerrou o trajeto em 28min00s8, ficando atrás apenas de Oksana, que também conquistou o ouro nessa disputa, e de Marta Zainullina, do Comitê Paralímpico Russo. A norte-americana completou o percurso em 25min34s6, enquanto Marta registrou o tempo de 27min21s8.
Nas duas últimas semanas, Aline, que foi convocada para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022, também conseguiu resultados expressivos no Mundial de esportes de neve, em Lillehammer, na Noruega. Ela participou de três provas na competição: quarta colocada na prova de longa distância (15 km), quinta posição na média distância (7,5 m) e semifinalista na prova rápida (sprint).
A paranaense ficou paraplégica após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos. Iniciou a prática no esqui cross-country em janeiro de 2017. No ano seguinte, em 2018, tornou-se a primeira mulher do país a competir em uma edição dos Jogos Paralimpícos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul.
Outro resultados de brasileiros na Suécia
Guilherme Rocha, Robelson Moreira e Wesley dos Santos, também convocados para os Jogos de Inverno Pequim 2022, fecharam a prova masculina rápida de esqui cross-country nas 12ª, 14ª e 15ª colocações, respectivamente. Guilherme e Wesley quebraram seus recordes pessoais. O ouro ficou com o ucraniano Taras Rad.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)