*Nota atualizada em 4/11/2023, às 16h15
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo ofereceu à velocista paulista Marcelly Pedroso, 21, da classe T37 (paralisia cerebral), a oportunidade de testar seu desempenho antes de sua estreia em uma edição de Jogos Parapan-Americanos. Ela é um dos 323 atletas brasileiros convocados para a competição continental, que ocorrerá em Santiago, Chile, de 17 a 26 de novembro.
Esta é a décima etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023, a última da temporada. Realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o evento reúne provas de atletismo, natação e halterofilismo até domingo, 5. A competição conta com mais de 1.000 participantes de 17 estados (AC, AM, AP, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e do Distrito Federal. São 597 inscritos nas disputas de atletismo, 93 competidores de halterofilismo e 350 nadadores.
Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), esta é a última competição antes do embarque da delegação brasileira para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago. A etapa paulista do Meeting recebe 13 convocados do atletismo, 15 da natação e cinco do halterofilismo. Juntas, as Seleções dessas modalidades terão 118 atletas no Chile.
O resultado deste sábado, 4, foi positivo, na avaliação de Marcelly, que encerrou o dia com duas medalhas de ouro, nos 100m e nos 200m, logo após tratamento intenso para se recuperar de uma contratura muscular na coxa esquerda.
Cria da Escola Paralímpica de esportes do CPB, projeto de formação esportiva para crianças e jovens do Comitê Paralímpico Brasileiro, Marcelly Pedroso representou o clube IEMA, de São Caetano do Sul, no Meeting. Às vésperas de embarcar para seu primeiro Parapan, a atleta marcou os tempos de 14s52, nos 100m, e 29s87, nos 200m. As marcas ficaram pouco acima das melhores já obtidas pela jovem atleta em sua carreira, 14s10, na distância mais curta, e 29s40, na prova mais longa. “Na minha última competição, há um mês, tive uma contratura. Usei esta prova para saber se ainda sentiria dor ao correr e se estava saudável. E estou. Há duas semanas já corro sem dor, mas precisava deste teste antes do Parapan”, relatou Marcelly.
Marcelly encarou três horas de fisioterapia diárias para se recuperar a tempo da competição em Santiago. “Eu quero chegar no tão sonhado tempo de 13 segundos nos 100 metros e, consequentemente, virá a medalha que quero ganhar no Parapan”, finalizou a atleta.
Recordista mundial no lançamento de dardo na classe F56 (atletas que competem sentados), Raissa Machado encerrou sua preparação para o Parapan de Santiago no Meeting. “É importante ter ritmo de competição. Estamos a 15 dias do embarque para o Chile. Competir dá confiança para o atleta. O objetivo é chegar lá mais tranquila e quebrar o gelo, até porque eu só faço uma prova”, contou a baiana de Ibipeba. Ela conseguiu a marca de 21,77m no Meeting. No último dia 22 de outubro, ela já havia registrado 23,42m no Desafio CPB/CBAT.
Aos 27 anos, Raissa é veterana em competições de alto rendimento e conquistou a prata no lançamento de dardo no Mundial de Paris 2023 e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “A meta no Parapan é conquistar medalha e superar a minha melhor marca, o recorde mundial de 24,80m. Nós, atletas, temos concorrentes, mas a minha maior concorrente sou eu mesma. Tenho que sempre estar me superando. Este é meu objetivo”, analisou a atleta, que nasceu com má formação das pernas. O recorde mundial da modalidade foi alcançado durante o Circuito Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em março de 2022.
Nas piscinas do CT, outra convocada ao Parapan, a mineira Ana Karolina Soares, da classe S14 (deficiência intelectual), registrou uma marca que seria a 10ª do mundo nos 100m costas em 2023, segundo o ranking do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). A atleta, do clube JR-SP, completou a prova no Meeting Paralímpico Loterias Caixa em 1min10s88. A nadadora é, atualmente, dona da sétima colocação no ranking mundial, com o tempo de 1min10s16, obtido no Campeonato Mundial de natação paralímpica, em Manchester, no dia 1º de agosto deste ano.
Já no halterofilismo, um dos destaques foi o catarinense Ezequiel Correa, medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e representante do clube AESA-SP. O atleta levantou 186 kg competindo na categoria até 80 kg, repetindo a carga que lhe deu a nona colocação no Campeonato Mundial de Dubai. Na ocasião, a prova foi na categoria até 72kg. “Minha expectativa para buscar o bicampeonato está muito alta. Hoje, fiz uma boa competição, ficando em primeiro. Agora, espero a torcida de todo o Brasil”, afirmou.
Mais tarde, também no halterofilismo, o mineiro Mateus de Assis Silva quebrou o recorde nacional na categoria até 107kg ao levantar 215 kg. O recorde anterior era dele próprio, 215kg erguidos durante a etapa da Copa do Mundo de Dubai de 2022.
Com o resultado, o mineiro atingiu o índice mínimo para participar das etapas de Copa do Mundo em Dubai e Manchester no primeiro semestre de 2024. Mateus representa a equipe PRAIA/CDDU/UBERLANDIA e também irá participar do Parapan em novembro.
Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por nove cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de São Paulo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo
Dias e horários: 3, 4, 5 de novembro, a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Raissa Machado e Ana Karolina Soares são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
As atletas Ana Karolina Sores, Marcelly Pedroso e Raissa Machado são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)