Alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto gratuito de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos, conquistaram seis medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-23 de badminton. A competição aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.
Foram oito atletas da Escolinha na competição. Desses, cinco subiram ao pódio, sendo três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Um dos destaques foi a atleta Letícia Sanches, da classe WH2 (cadeirantes), que conquistou um ouro no simples feminino, vencendo Gonçalina Delfino da Silva, por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/11), e Yasmin Silva Lima, por um duplo 21/9. Letícia também faturou a prata nas duplas mistas com Pedro Alves. Ambos foram derrotados por 2 sets a 0 (21/9 e 21/1), na final, por Arthur Dias e Maiara Oliveira.
A jogadora, que antes treinava vôlei sentado pela Escolinha e passou pela Seleção Brasileira de base da modalidade, começou a treinar badminton no início deste ano e já está em sua segunda competição da modalidade. “Eu estou muito feliz com este título. Quero muito agradecer a Deus e ao meu professor de badminton, Andrew Cassiano. Vou ficar no badminton daqui em diante, tenho muito certeza disso”, afirmou Letícia.
Além dela, os outros quatro medalhistas da Escolinha (como o projeto é chamado) na competição foram Henrique Vieira e Bryan Félix, da classe WH2, que conquistaram o ouro nas duplas masculinas; Erick Lima, da classe SH6 (baixa estatura), que faturou o ouro no simples masculino e bronze nas duplas mistas; e Ana Clara Barbosa, da classe SL3 (deficiência nos membros inferiores), bronze nas duplas femininas.
A Escolinha ainda contou com mais três atletas disputando o Campeonato: Wilker André, da classe WH1, Jéssica Labadessa, da classe WH2, e Amauri Viana, da classe WH2. O último faz parte da transição para o alto rendimento.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)