Participaram, ao todo, mais de 40 atletas nascidos entre os anos de 2002 e 2009. Dentre eles, quatro fazem parte da Escolinha do CPB: Andre Martins (BC4), Mateus Raineri (BC3), Gabrielle Stefanni (BC1) e Luíza Vitória (BC3). Apenas Mateus não subiu ao pódio nesta competição.
Andre Martins conquistou a medalha de ouro na classe BC4 (para atletas com deficiências severas, que não recebem assistência). Já Luiza Vitória, da classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa), faturou a prata.
Na classe BC1, para atletas que podem ter auxílio de ajudantes, Gabrielle Stefani ficou com o bronze.
“Tivemos um ótimo desempenho, subimos ao pódio três vezes. Competições direcionadas aos jovens são muito importantes, pois há um grande período sem eventos direcionados para essa faixa etária, em geral, são apenas a seletiva estadual e as Paralimpíadas Escolares”, analisou Walas Viana, professor de bocha da Escola Paralímpica.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)