A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018. O projeto tem como objetivo promover a iniciação de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 10 a 18 anos, em 11 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
Após entrar no projeto, Arthur se qualificou para disputar IV Internacional de badminton paralímpico ao conquistar bons resultados em competições regionais, como o Campeonato Paulista da modalidade. No último dia 12 de março, durante o torneio estadual, o atleta conquistou duas medalhas de prata (individual e dupla mista) nas disputas entre cadeirantes.
O paulista descobriu o badminton paralímpico aos 13 anos, depois de sofrer uma lesão vertebral jogando futebol. Neste momento, o jovem chegou a pensar que não poderia mais praticar nenhum tipo de esporte.
“Eu descobri a Escola Paralímpica de Esportes do CPB por uma indicação de uma mulher que me viu na fisioterapia. E, graças à Escolinha, hoje sei que posso me manter ativo. Foi assim que recomecei minhas práticas esportivas”, disse Arthur, que voltou à quadra ainda na tarde desta terça-feira para a disputa de duplas. Ele e Pedro Nogueira derrotaram os também brasileiros Giliard Santos e Gabriel Muniz por 2 sets a 0 (21/19 e 21/18).
O IV Internacional de badminton paralímpico ocorre até domingo, 24, no CT Paralímpico, na capital paulista, e é válido como uma etapa do circuito mundial da modalidade, além de ser chancelado pela Federação Mundial de Badminton (BWF). Os melhores colocados na competição receberão pontos no ranking mundial.
Ao todo, a competição internacional reúne 180 atletas de 20 países. Destes, 63 participantes são brasileiros. O torneio é composto por disputas nas categorias simples (masculino e feminino) e duplas (masculinas, femininas e mistas). Dentre os destaques da competição está o brasileiro Vitor Tavares, da classe SH6 (para atletas de baixa estatura), quarto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e atual terceiro colocado no ranking mundial de sua classe.
Escola Paralímpica de Esportes do CPB
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
Ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva do CPB, basta preencher a ficha de cadastro.
Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Os participantes recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
Patrocínio
A Escola Paralímpica de Esportes conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)