Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Agafuc-RS e Corinthians decidem título do Brasileiro de futebol de cegos neste domingo; CPB transmite

O colombiano Jhon Gonzalez pisa na bola durante jogo pelo Campeonato Brasileiro de futebol de cegos no CT Paralímpico | Foto: Taba Benedicto / CBDV

A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc-RS) e Corinthians farão a grande final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos neste domingo, 13, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A decisão, às 10h, e a disputa do terceiro lugar, a partir das 8h30, serão transmitidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no YouTube.

Em busca de seu sétimo título nacional, o time gaúcho comandado por Rafael Astrada avançou à final da competição ao derrotar a Associação Paraibana de Cegos ( Apace-PB) na semifinal por 2 a 1 nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar neste sábado, 12.

Já o Corinthians conseguiu a vaga na final ao aplicar 2 a 0 na Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais ( Apadv-SP) na outra semifinal. Os gols foram do colombiano Jhon González e do baiano Jefinho Gonçalves.

O clube alvinegro é estreante na competição após fazer uma parceria neste ano com o Projeto Maestro da Bola, organização sem fins lucrativos fundada em 2017 pelo ex-jogador do futebol convencional Ricardinho.

O Maestro já vinha participando regularmente das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) desde 2018. O elenco também é o mesmo dos anos anteriores, com Cássio, Tiago Paraná e Jefinho, além do técnico Josinaldo Sousa, o Bamba.

A decisão contará com atletas da Seleção Brasileira da modalidade que foi medalhista de bronze nos Jogos de Paris 2024, como Tiago Paraná, Cássio, Jefinho (Corinthians), Ricardinho e Nonato (Agafuc).

Na primeira semifinal do dia, a atual campeã da competição Agafuc-RS precisou das penalidades para superar a Apace-PB (Associação Paraibana de Cegos). Isso porque, durante o tempo regulamentar, o jogo foi muito equilibrado e com poucas chances de gol para cada lado.

Nas cobranças de pênaltis, o time gaúcho levou a melhor por 2 a 1, após Jardiel e Marquinhos desperdiçarem seus chutes.

Na segunda semifinal, após um primeiro tempo também com muita marcação e equílibrio em campo, o Corinthians voltou melhor para a etapa final e construiu o placar com gols do colombiano Jhon González, quando restavam 10min, e do baiano Jefinho Gonçalves, a oito minutos do apito final.

A edição 2024 começou com 12 equipes divididas em três grupos. Elas jogaram entre si em turno único. Avançaram às quartas de final as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertenciam.

Caíram para a Série B as três piores campanhas: Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), Escema-MA (Escola de Cegos do Maranhão) e Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) disputarão a Série B em 2025.

Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de futebol de cegos conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery