Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aberto de tênis de mesa reúne medalhistas mundiais e paralímpicos no CT até domingo, 26

Sophia Kelmer, de amarelo, à esquerda, é uma das mesatenistas inscritas no Aberto Paralímpico de São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, é palco do Aberto Paralímpico de tênis de mesa, a partir desta sexta-feira, 24, até domingo, 26. Ao todo, 133 atletas, 95 homens e 38 mulheres, disputam o torneio na capital paulista, dos quais 72 são brasileiros e 61 estrangeiros.

Entre os participantes há medalhistas mundiais e de Jogos Paralímpicos, como a catarinense Bruna Alexandre, da classe 10 (andantes), e a paulista Cátia Oliveira, da classe 2 (cadeirantes). 

Na última edição da competição realizada no Brasil, em outubro passado, os mesatenistas brasileiros conquistaram 19 de 23 títulos possíveis. Contabilizados todos os pódios, os brasileiros só não estiveram presentes em uma classe de todas as disputadas. Nos Abertos Internacionais disputados fora do país em 2022, o Brasil conquistou 68 medalhas, sendo 18 de ouro, 25 de prata e 25 de bronze. Já neste ano, em duas etapas, os atletas do país subiram 18 vezes ao pódio na Espanha e Itália. 

Estão presentes os principais mesatenistas brasileiros, incluindo os seis que conquistaram medalhas no Mundial Paralímpico de Granada (ESP) em novembro de 2022: Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Lucas Arabian, Marliane Santos, Paulo Salmin e Sophia Kelmer. Além deles, os medalhistas paralímpicos Aloísio Lima, Guilherme Costa, Iranildo Espíndola, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Israel Stroh também estão entre inscritos. 

Este é o primeiro torneio internacional da modalidade no país nesta temporada. O Brasil tem representantes em 19 das 21 classes. Há atletas oriundos de Argentina, Chile, França, Holanda, Coreia do Sul, Índia e Hong Kong. Destaque para o sul-coreano Kim Young-Gun, da classe 4, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze no Mundial Paralímpico de Granada. A mesatenista Wong Ting Ting, de Hong Kong, bronze em Tóquio na classe 11, também está no evento. 
 
Além do Aberto Paralímpico, o CT vai receber a Seletiva Olímpica de Jovens da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), de 26 a 28 de março, e o primeiro grande evento nacional da temporada 2023, o TMB Platinum – Ciclo I, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com a presença de atletas paralímpicos também. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Patrocínios
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Bruna Alexandre é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
As atletas Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Paulo Salmin são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery