A Seleção Brasileira de atletismo conquistou três medalhas no Grand Prix da modalidade, em Paris, cidade que vai receber os Jogos Paralímpicos daqui a 75 dias. O destaque desta sexta-feira, 14, último dia de provas na capital francesa, foi Leandro de Oliveira Viana, que subiu ao pódio em duas oportunidades: prata no salto em distância da classe T38 (paralisados cerebrais) e bronze nos 400m.
No salto em distância, Leandro fez a marca de 6,23m e foi superado pelo britânico Karim Chan (6,31m). O colombiano Juan Gomez completou o pódio (6,08m). Nos 400m, o brasileiro cruzou a linha de chegada em 56s89, atrás do medalhista de ouro Juan Campas, da Colômbia (53s33), e do britânico Shaun Burrows, prata com o tempo de 53s45.
Outro brasileiro que conquistou medalha em Paris foi Alex Félix de Souza, da classe T20 (deficiência intelectual). Ele foi prata no salto em distância com a marca de 6,96m. Na mesma disputa, Paulo Cezar Neto saltou em 6,40m e terminou em quarto. O campeão foi o russo Matvei Iakushev (6,99m), enquanto o bronze ficou com Suhairi Suhani, de Singapura, com a distância de 6,51m.
As três medalhas na capital francesa vieram após a Seleção Brasileira de atletismo conquistar quatro ouros na Suíça, entre os dias 6 e 9 de junho. Ariosvaldo Fernandes, o Parré, subiu ao lugar mais alto do pódio em três provas da classe T53 (cadeirantes) – duas vezes nos 100m e uma nos 200m. Já Camila Müller venceu os 1.500m da classe T11 (deficiência visual).
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)