Convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começam daqui a 32 dias, em 28 de agosto, o paulista Alexandre Galgani, 41, e o capixaba Bruno Kiefer, 38, fizeram a dobradinha na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo paralímpico neste sábado, 27, no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro.
Alexandre Galgani marcou 634,7 pontos para levar o ouro na prova R5 Carabina de Ar – 10 m – posição deitado misto SH2. Para ganhar a prata, Bruno Kiefer fez 633,5 pontos. O bronze ficou com Jéssica Daiane Michalack, que fez 631,0 pontos.
Na prova R9 Carabina – 50 m- deitado misto SH2, Alexandre Galgani levou o ouro com 608,4 pontos. A prata ficou com Emerson Pereira, com 567,9 pontos. O bronze ficou com Bruno Kiefer, que fez 556,2 pontos.
A competição tem a participação de 55 atletas em provas de carabina, pistola e tiro ao prato (trap). As disputas continuam neste domingo, 28, na zona oeste carioca.
Siga o canal Brasil Paralímpico no WhatsApp
Alexandre Galgani, do The Range-SP, foi o único representante da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020. Desta vez, ele terá a companhia do capixaba Bruno Kiefer, do Clube de Natação e Regatas Alvares Cabral-ES.
“É a preparação para Paris. Então, é emocionante, como sempre. Como já estou me preparando para os Jogos Paralímpicos há algum tempo, em todas as competições que eu faço ou nos treinos, já me sinto em Paris. Coloco o mesmo foco, a mesma pressão para, quando chegar lá, ser praticamente a mesma coisa”, disse Alexandre Galgani, que, aos 18 anos, mergulhou em uma piscina, bateu a cabeça no fundo e sofreu uma lesão na coluna, perdendo os movimentos do corpo.
Bruno Kiefer tem paralisia cerebral em razão da demora para nascer, afetando os movimentos dos membros inferiores e superiores, especialmente o lado direito do corpo. Ele começou a praticar o tiro esportivo depois que foi abordado na rua por uma pessoa que o convidou para fazer o esporte.
O Circuito Loterias Caixa é o último evento nacional de tiro esportivo antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. No total, a delegação brasileira convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) terá 277 participantes, a maior do Brasil em uma edição fora do país.
Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Ao todo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 254 atletas com deficiência para a competição na capital francesa. Também foram convocados 17 atletas-guia (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Antes, em edições fora do Brasil, a maior equipe nacional foi de 259 convocados para Tóquio 2020. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 299 atletas, incluindo os sem deficiência, em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)