Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

A 26 dias do Parapan, Raíssa Machado realiza seu melhor lançamento do ano no Desafio CPB/CBAt

Raíssa Machado prepara lançamento de dardo durante Desafio CPB/CBAt | Foto: Marcello Zambrana/CPB

A baiana Raíssa Machado, da classe F56 (atletas que fazem lançamentos sentados em cadeiras), realizou o seu melhor lançamento de dardo em 2023, neste domingo, 22, durante o Desafio CPB/CBAt de atletismo, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país. Na edição do último domingo, o CT recebeu 130 atletas, sendo 80 paralímpicos e 30 olímpicos.

Entre eles, destaque para Raíssa, vice-campeã paralímpica e mundial no lançamento de dardo da classe F56. A 26 dias dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, a baiana atingiu a marca de 23,42m, sua melhor distância nesta temporada. Ela superou os 23,41m registrados em março, também na capital paulista. O lançamento ainda foi superior ao realizado no Mundial de atletismo paralímpico de Paris, em julho, oportunidade em que anotou 23,05m, marca que lhe garantiu a medalha de prata.

“Foi importante competir no Desafio CPB/CBAt, porque estou na reta final de preparação para o Parapan. Ir bem no Chile é a minha grande meta agora. Vou continuar treinando nestes dias e tentar melhorar minha marca lá”, disse Raíssa, 27, que nasceu com má-formação nas pernas. Ela é uma dos 60 atletas da modalidade convocados para a competição continental, que ocorrerá de 17 a 26 de novembro.

Outros atletas que se destacaram no Desafio CPB/CBAt foram o paulista Alessandro da Silva, da classe F11 (cegos), e o maranhense Bartolomeu Chaves, da classe T37 (paralisados cerebrais). Ambos também foram convocados para o Parapan de Santiago.

Campeão mundial no lançamento de disco em Paris, Alessandro fez a mesma prova neste domingo, com a marca de 44,69m, abaixo dos 45,30m registrados na capital francesa. No entanto, a distância feita em São Paulo, ainda assim, é superior ao Índice A (44,08m) estipulado pelo CPB para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Índice A é um dos critérios de convocação para o megaevento do ano que vem.

Bartolomeu também atingiu o Índice A para os Jogos de Paris. Bronze no último Mundial, o maranhense correu os 400m em 51s58 neste domingo. A marca estipulada pelo CPB é de 52s52.

Confira o catálogo da competição.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Alessandro da Silva e Raíssa Machado são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Alessandro da Silva e Raíssa Machado são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery