O primeiro Campeonato Mundial de taekwondo foi realizado em 2009, na cidade de Baku, no Azerbaijão. Depois, o taekwondo paralímpico estreou no programa dos Jogos Paralímpicos somente em Tóquio 2020. Assim como em outras lutas, o taekwondo é disputado por dois atletas, um com colete azul e outro vermelho. O colete possui sensores capazes de medir a potência do chute quando em contato com a meia do oponente. A meia tem 12 sensores em pontos distintos do pé.
As lutas são realizadas em um round de cinco minutos. Ganha o atleta que tiver mais pontos ao término do combate. O confronto pode se encerrar antes dos cinco minutos, caso um atleta some 30 pontos a mais do que o adversário, o que é considerado uma vantagem técnica. Se a luta acabar empatada, ocorre mais um round, cujo vencedor é o lutador que fizer os dois primeiros pontos.
A área de atuação da luta é igual à das disputas convencionais: um espaço de 8m x 8m. A principal diferença do taekwondo paralímpico é no sistema de pontuação e nas faltas, em que não é permitido chute na altura da cabeça. A cada chute alto executado é considerado uma punição, gerando um ponto para o adversário e, dependendo da intensidade, o atleta pode ser penalizado com uma desclassificação no meio de um combate.
A entidade que administra a modalidade internacionalmente é a WTF (Federação Mundial de Taekwondo) e no Brasil é a CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo).
Classes no Taekwondo
As classes esportivas do taekwondo são definidas pela letra P (poonse – forma) e K (kiorugui – luta). A modalidade de Poonse é disputada por atletas com deficiência visual – P10, deficiência intelectual – P20, deficiência física – P30 e baixa estatura – P70. A classe KP60 é para surdos. A modalidade kiorugui é para deficientes físicos – K 40.
Já a classe que faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos é apenas a K44. Confira abaixo sua definição:
- K44 Atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores, amputação bilateral do cotovelo até a articulação da mão, e dismelia bilateral.
Além da divisão de classes, os atletas são divididos por categorias de pesos
Feminino
- Até 47kg
- Até 52kg
- Até 57kg
- Até 65kg
- Acima de 65kg
Masculino
- Até 58kg
- Até 63kg
- Até 70kg
- Até 80kg
- Acima de 80kg
Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd)
Endereço:
Av. das Américas, 3301 – bloco 5- sala 206 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Contatos:
(21) 3594-6958
www.cbtkd.com.br