A canoagem paralímpica surgiu em 2009, por iniciativa da Federação Internacional da modalidade olímpica. O primeiro mundial do esporte foi disputado em 2010, em Poznan, na Polônia, e contou com a participação de atletas de 31 países. Desde então, a competição é disputada anualmente.
A ICF (Federação Internacional de Canoagem) é a entidade responsável pelo esporte em âmbito mundial. No Brasil, a modalidade é regida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Podem competir no esporte atletas com deficiência físico-motora dos dois sexos. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, que marcou a estreia da modalidade no megaevento, foram disputadas apenas as provas de caiaque velocidade 200m. Porém, posteriormente, outras distâncias e disputas em canoa também foram introduzidas em Campeonatos Brasileiros e no programa dos Jogos a partir de Tóquio 2020.
Na Classificação funcional, os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de movimentação dos membros inferiores, superiores e do tronco. As classes KL são para atletas que competem utilizando o caiaque, enquanto VL é a classe destinada aos que usam a embarcação canoa.
Deficiências
- Físico-motoras
Provas
- Velocidade 200m em linha reta e em águas calmas
Gênero
- Masculino e Feminino
EMBARCAÇÕES
- Caiaque (KL1, KL2 e KL3)
- Canoa (VL1, VL2 e VL3)
- As provas VL1 (no masculino e no feminino) não fazem
parte do programa dos Jogos Paralímpicos, entretanto,
estão no quadro dos Campeonatos Mundiais
Classes na Canoagem
Na classificação funcional, os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de movimentação dos membros inferiores,
superiores e do tronco. As classes KL são para atletas que competem utilizando o caiaque, enquanto VL é a classe destinada aos que usam a embarcação canoa.
- KL1 / VL1 Usa somente os braços na remada
- KL2 / VL2 Usa tronco e braços na remada
- KL3 / VL3 Usa braços, tronco e pernas na remada
Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Endereço:
Rua Monsenhor Celso, 231 – 6º andar – Centro – Curitiba – PR
CEP 80010-922
Contato:
www.canoagem.org.br
(41) 3083-2600