Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

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(11) 4710-4000

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9h às 18h de segunda a sexta.

Esgrima em Cadeira de Rodas

Destinada a atletas com deficiência locomotora, a esgrima adaptada surgiu em 1953 e foi aplicada originalmente pelo médico alemão Ludwig Guttmann, o pai do Movimento Paralímpico. A modalidade, uma das mais tradicionais, é disputada desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma 1960.

Praticado por pessoas com amputações, lesão medular ou paralisia cerebral, a esgrima em cadeira de rodas é um esporte rápido e tenso, na qual os atletas devem usar sua inteligência e raciocínio estratégico para vencer seu adversário, julgando o momento e a quantidade de ataques assim como os movimentos defensivos. O esporte tem três tipos de disputas: florete, espada e sabre.

Em Londres 2012, o gaúcho Jovane Guissone conquistou o primeiro ouro do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.

No Brasil, a modalidade é regulamentada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Deficiências

  • Motora

DISPUTAS

  • Florete, espada e sabre

Gênero

  • Masculino e feminino (separadamente)

Quadra

  • As pistas medem 4m de comprimento por 1,5m de largura
  • As cadeiras de rodas ficam fixas ao chão

Objetivo

  • Tocar o oponente

Classificação na Esgrima em CR

Os atletas são avaliados, principalmente, de acordo com a mobilidade do tronco. Eles podem ser classificados em três categorias: A, B e C, sendo a C a mais severa e, a A, a menos comprometida.

  • CATEGORIA A Atletas com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento
  • CATEGORIA B Atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio
  • CATEGORIA C Atletas com tetraplegia, com comprometimento do movimento do tronco, mãos e braços

DISPUTAS na Esgrima em CR

Na esgrima em cadeira de rodas, há disputa em três tipos de armas. Nas provas de florete, pontua quem tocar a ponta da lâmina no tronco do rival. Na espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival. Já no sabre, qualquer toque com qualquer parte da lâmina acima do quadril do adversário vale ponto.

Florete

  • Ponta da lâmina: tronco do rival

Espada

  • Ponta da arma: qualquer parte acima do quadril do rival

sabre

  • Ponta da arma ou lâmina: qualquer parte acima do quadril do rival

Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Endereço:
Rua Buenos Aires, 93 – sala 708
Centro, Rio de Janeiro – RJ

Contatos:
(21) 2283-2256
www.cbesgrima.org.br

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