Remo

imagem de dois atletas remando

O remo está no programa paralímpico desde os Jogos de Pequim 2008. No Brasil, a modalidade teve início nos anos 1980, no Rio de Janeiro. A Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (SUDERJ) iniciou um programa de reabilitação para pessoas com deficiência física, mental e auditiva utilizando o remo como ferramenta. Porém, somente em 2005, depois dos dois mundiais, a Confederação Brasileira de Remo reativou o departamento de Remo Adaptável.O remo está no programa paralímpico desde os Jogos de Pequim 2008. No Brasil, a modalidade teve início nos anos 1980, no Rio de Janeiro. A Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (SUDERJ) iniciou um programa de reabilitação para pessoas com deficiência física, mental e auditiva utilizando o remo como ferramenta. Porém, somente em 2005, depois dos dois mundiais, a Confederação Brasileira de Remo reativou o departamento de Remo Adaptável.

Nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o Brasil conquistou uma medalha de bronze no Double Skiff misto, classe TA, com Elton Santana e Josiane Lima.

Deficiências

Física e visual

Percurso

1.000m em linha reta

Gênero

Masculino e feminino

Objetivo

Completar o percurso no menor tempo

Barcos

Single-Skiff (1x), Double-Skiff (2x), Quatro com Timoneiro (4+)

Classes no

Remo

Os atletas são divididos em classes conforme sua capacidade motora e cada classe compete utilizando um tipo de barco. Um remador pode competir em uma categoria superior, mas não inferior. Por exemplo, remadores AS e TA podem competir em eventos de LTA, mas um atleta LTA não pode competir em uma corrida TA.

- AS: Tripulação - masculina ou feminina

- TA: Tripulação - mista (um homem e um mulher)

- Barco: 4+ Tripulação: mista (dois homens, duas mulheres e um timoneiro)

Nesta classe, o barco pode ter, no máximo, 50% da guarnição com deficiência visual. Apenas a prova de Tripulação (4+) faz parte do programa paralímpico. Ainda há provas de Double Skiff em Copas do Mundo e Mundiais

AS

Braços e ombros. Usa o assento fixo com encosto. Barco: Single Skiff

TA

Tronco e braços. Usa assentos fixos. Barco: Double Skiff

LTA

Pernas, troncos e braços. Usa assento deslizante. Barco: com timoneiro







Medalhistas

Clique para ver os
medalhistas

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão