Seja um Classificador
Os profissionais que desejam atuar como classificador esportivo precisam realizar cursos de formação específicos de Classificação para poderem exercer a função. Porém, antes da especialização em qualquer modalidade, é necessário que o interessado tenha como pré-requisito a conclusão do curso EAD Movimento Paralímpico, oferecido gratuitamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e disponível no site da Educação Paralímpica.
Posteriormente, profissionais da área da Saúde precisam da formação do curso específico de Classificação pela entidade responsável pela modalidade em que pretendem atuar. Já o CPB, como entidade que administra tais modalidades, é responsável por capacitar os classificadores de atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo.
A coordenação de Classificação Esportiva Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro trabalha com dois principais cursos de Educação na área:
1- Formação de Classificadores
O curso de formação de classificadores tem como objetivo formar os profissionais credenciados para realizar as classificações em suas modalidades específicas.
2- Informação sobre Classificação
Os cursos de informação sobre Classificação têm o objetivo de divulgar e difundir informações sobre a Classificação Esportiva Paralímpica com intuito de atender desde os profissionais que trabalham com esporte até o publico em geral apaixonado pelo Movimento Paralímpico.