A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas encerrou a segunda Gira Europeia de 2023 com cinco medalhas: uma de ouro e quatro de prata. Os pódios foram conquistados após quatro competições, de 12 de julho a 6 de agosto. Na última etapa da Gira, o Belgian Open, em Jambes, na Bélgica, os tenistas brasileiros obtiveram duas medalhas de prata nas duplas.
No masculino Open, Daniel Rodrigues ficou com a prata ao lado do japonês Daisuke Arai. Na final, eles foram derrotados pelo argentino Gustavo Fernandez e pelo espanhol Martin de la Puente, por duplo 6/3.
No Quad (atletas que também possuem limitações em membros superiores), João Lucas Takaki fez dupla com o chileno Francisco Cayulef. Os sul-americanos ficaram com a prata, após perderem para o australiano Heath Davidson e o canadense Robert Shaw, por 6/3 6/1.
No primeiro compromisso da Gira, o German Open, de 12 a 16 de julho em Berlim, na Alemanha, os brasileiros haviam conquistado três medalhas no Quad. Uma medalha de ouro e uma prata vieram nas duplas. João Lucas Takaki jogou ao lado do chileno Diego Perez e saiu com o título ao derrotar, por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/4) a dupla brasileira Ymanitu Silva e Leandro Pena.
Nas simples, Ymanitu garantiu mais uma prata na competição. Na final, ele foi superado novamente por Diego Perez por duplo 6/2. O país foi representado na Gira por Daniel Rodrigues, Ymanitu Silva, João Takaki e Leandro Pena, sob o comando do treinador Vinícius Cyrillo.
Fizeram parte dos compromissos da Gira o German Open (12 a 16 de julho), em Berlim, Alemanha; o Swiss Open (18 a 22 de julho), em Genebra, Suíça; o Belgian Open (26 a 30 de junho), em Jambes, Bélgica; e o Austrian Open (2 a 6 de agosto), em Gross-Siegharts, Áustria.
Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos como Grand Slams e Mundiais.
A primeira Gira Europeia aconteceu de 10 de maio a 3 de agosto. O Brasil foi representado por Daniel Rodrigues, Ymanitu Silva e Leandro Pena. À ocasião, a Seleção conquistou sete medalhas de prata em quatro torneios na Espanha e França.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)