A Seleção Brasileira de canoagem paralímpica conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze neste domingo, 30, no Mundial da modalidade, em Poznan, na Polônia.
Com este resultado, o país fecha a competição com seis pódios: quatro pratas e dois bronzes. A disputa foi aberta na última quarta-feira, 26.
O sul-mato-grossense e bicampeão paralímpico Fernando Rufino voltou a subir ao pódio neste domingo, agora na prova KL2 200m (disputas em caiaque para atletas que usam tronco e braços na remada), com a marca de 42s79. Ele ficou a apenas três centésimos do campeão, o australiano Curtis McGrath (42s76). O bronze ficou com Azizbek Abdulkhabibov, do Uzbequistão, com a marca de 43s22. O paranaense Flavio Reitz esteve na mesma prova e ficou na quarta colocação, com 43s44.
Na véspera, Rufino já havia sido medalhista de prata nos 200m VL2 (canoa), prova que também teve o paranaense Igor Tofalini como medalhista de bronze.
As duas outras medalhas deste domingo vieram em uma mesma prova, os 200m KL3 (prova de caiaque para atletas que usam braços, tronco e pernas na remada).
O baiano Gabriel Paixão Porto foi prata com o tempo de 39s91, atrás apenas do georgiano Serhii Yemelianov, que fechou a prova em 39s82. O paranaense Miqueias Rodrigues conquistou o bronze com 40s68.
“Foi uma prova forte. Até agora os braços estão tremendo. Fiquei muito perto do primeiro lugar. Agora é trabalhar para no ano que vem tirar essa diferença”, comemorou Gabriel.
No sábado, 29, o Brasil ainda conquistou uma prata com o piauiense Luis Carlos Cardoso nos 200m KL1 (atletas que usam somente os braços na remada). O resultado veio com a marca de 47s25. O ouro foi para o húngaro Peter Kiss (46s35) e o bronze para Aleksandr Ilichev, do grupo de atletas de países neutros, com 48s39.
Com os resultados, o Brasil ultrapassou o número de pódios obtidos no último Mundial, realizado em Milão, na Itália, em 2025. Na ocasião, foram cinco medalhas: um ouro, três pratas e um bronze. O título foi conquistado por Fernando Rufino nos 200m VL2.
Patrocínio
As Loterias CAIXA e a CAIXA são as patrocinadoras oficiais da canoagem.
Programa Loterias CAIXA Atletas de Alto Nível
Os atletas Fernando Rufino, Miqueias Rodrigues, Gabriel Paixão, Igor Tofalini e Luis Carlos Cardoso são integrantes do Programa Loterias CAIXA Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias CAIXA que beneficia 141 atletas.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 157 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












