O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa Militar Paralímpico (PMP), está com inscrições abertas até 20 de janeiro para dois Campings de tiro esportivo e tiro com arco, que serão realizados no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 13 de abril.
Um dos eventos é a 10ª edição do Camping Militar Paralímpico. São 30 vagas para militares e agentes de segurança pública com deficiência que tenham interesse na prática de uma das duas modalidades disponíveis. As inscrições gratuitas devem ser feitas por meio deste link. Vale ressaltar que as pessoas com deficiência visual só poderão praticar o tiro com arco.
A ação, que é organizada pelo CPB desde 2018, tem o objetivo de apresentar o Movimento Paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de qualidade de vida, além de detectar possíveis talentos esportivos e proporcionar uma rotina de alto rendimento aos participantes.
Além disso, o Camping Militar Paralímpico é uma porta de entrada para outras competições do Comitê Paralímpico Brasileiro, como os Meetings Paralímpico Loterias Caixa. Desde o ano passado, os Meetings agregam disputas de tiro esportivo e tiro com arco, funcionando também como Seletivas Estaduais para as Paralimpíadas Militares.
Concomitantemente à 10ª edição do Camping Militar Paralímpico, o CPB também realizará o 2º Camping de Iniciação, com práticas de tiro esportivo e tiro com arco voltadas para civis. A ação é direcionada para maiores de 18 anos, com deficiência física ou visual. Assim como no Camping Militar, pessoas com deficiência visual só poderão se inscrever para as vivências no tiro com arco.
Também são 30 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever neste link. Pela primeira vez, o Camping de Iniciação ocorrerá na capital fluminense. A primeira edição foi realizada em São Paulo, em novembro de 2024, com atividades no Centro de Treinamento Paralímpico e na Escola de Educação Física da Polícia Militar.
Durante os Campings Militar e de Iniciação no Rio de Janeiro, os participantes ficarão hospedados e farão todas as suas refeições no CEFAN. Os 60 integrantes ainda passarão por classificação esportiva, serão submetidos a avaliações físicas e receberão orientações de uma equipe multidisciplinar.
A ampliação do calendário de ambas as modalidades já tem rendido frutos ao paradesporto nacional. Na última edição dos Jogos Paralímpicos, realizada em Paris, França, em 2024, o paulista Alexandre Galgani conquistou a primeira medalha paralímpica do Brasil no tiro esportivo. À oportunidade, o atleta ficou com a prata na prova R5 Carabina de Ar – 10 m – Posição Deitado Misto SH2.
Para maiores informações ou sanar quaisquer dúvidas sobre os Campings Militar e de Iniciação no Rio de Janeiro, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail programamilitar@cpb.org.br.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)