Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção de rúgbi em cadeira de rodas encerra temporada em torneio 100% feminino; confira resultados

Fisioterapeuta Luísa Cavalieri faz grito de guerra com as jogadoras durante a Women’s Cup/Foto: Divulgação/Thelma Vidales/ABRC

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas encerrou a disputa da Women’s Cup em Paris, na França, primeiro torneio da modalidade em que o país foi representado por uma equipe 100% feminina.

As atletas jogaram quatro partidas em solo francês. Apesar de as brasileiras não terem somado pontos, a treinadora da Seleção, Beatriz Lucena, disse que a participação das brasileiras na competição foi histórica. “Esse momento vai muito além da competição, representa anos de dedicação, coragem e luta de mulheres que acreditam no esporte como uma poderosa ferramenta de transformação. É o resultado de um trabalho que quebra barreiras e mostra ao mundo que o esporte é para todos.
Estamos escrevendo um novo capítulo na história do paradesporto brasileiro. Esse pioneirismo, sem dúvida, está abrindo muitas portas para o futuro e inspirando muitas outras meninas com essa coragem e determinação. Estou extremamente orgulhosa de cada uma delas”, afirmou.

Beatriz, que também é treinadora da equipe Cetefe Lobos-DF e membro da comissão-técnica da Seleção principal treinada por Benoit Labreque, disse acreditar que as atletas brasileiras poderão usar essa primeira experiência para aperfeiçoar seu jogo em próximas competições. “Que essa seja apenas a primeira de muitas vitórias para o rúgbi feminino em cadeira de rodas. Pudemos ver a qualidade das mulheres internacionalmente e nos inspirar. Observei evoluções tanto pessoais quanto em quadra. Nossas mulheres deram o melhor delas em todos os jogos e em todas as jogadas, era nítido ver a emoção e determinação que elas carregavam. Nesses dias crescemos como pessoas e como profissionais”, avaliou.

A Women’s Cup teve a participação de oito equipes, incluindo cinco seleções nacionais (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Espanha e Brasil) e três equipes formadas por atletas de diferentes países, como Austrália, Japão, Coreia do Sul, Irlanda, Canadá, Suíça, Áustria, Itália e Nova Zelândia.

Confira os resultados do Brasil na Women’s Cup

1º jogo: França 39 x 12 Brasil
2º Jogo: EUA 39 x 24 Brasil
3º Jogo: Energie Team 55 x 13 Brasil
4º Jogo: Brasil 35 x 49 Euro Ireland

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery