*Matéria atualizada em 9 de dezembro, às 11:07
O paranaense Marcelo Marton e a catarinense Jéssica Michalack conquistaram o troféu de melhor atleta masculino e feminino, respectivamente, no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo, disputado no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro de sexta-feira, 6, até este domingo, 8.
A competição reuniu 49 atiradores. Ela foi realizada no mesmo período em que o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu edições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em outras três modalidades: atletismo halterofilismo e natação.
Marcelo alcançou o resultado com três medalhas: duas de ouro e uma de prata. Ele ficou no lugar mais alto do pódio nas provas R1- carabina de ar 10m em pé SH1 e na R6 Carabina .22 50m Posição Deitado Misto SH1, ambas disputadas no sábado, 7. Já a segunda colocação veio neste domingo, na R3 Carabina de Ar 10m Posição Deitado Misto SH1.
“Este era um troféu que eu queria faz tempo. Meu desempenho na competição foi resultado de muito treinamento, muita dedicação. Mesmo estando muito calor no Rio, acredito que eu estava muito bem treinado”, afirmou o atleta, qe disse querer renovar seus equipamentos em 2025 para seguir avançando na modalidade.
O atleta é campeão parapan-americano da prova R1/R2 – carabina de ar em pé 10m, título obtido nos Jogos de Santiago, no Chile, em 2023. Marcelo ficou paraplégico após ser atingido por um tiro acidental aos 18 anos.
Jéssica foi a melhor atleta feminina com duas medalhas de prata: R5 Carabina de Ar Posição Deitado Misto SH2) e R9 Carabina 50m Deitado Misto SH2, além de um bronze na R4 Carabina de Ar 10 m posição em pé SH2.
“Fiquei bastante feliz e surpresa por ter sido a melhor atleta. Apesar de acreditar que eu poderia ter ido um pouco melhor, gostei muito da experiência no Campeonato Brasileiro e das disputas das finais. principalmente no R9, que foi uma prova nova para mim. Termino o ano bem, depois de muito treinamento e experiências internacionais, inclusive em uma final na Índia”, afirmou.
A catarinense foi uma das responsáveis pela primeira medalha do Brasil em um Campeonato Mundial da modalidade. Ao lado do paulista Alexandre Galgani e do capixaba Bruno Kiefer, a atleta obteve o bronze por equipes na prova R4 Carabina de Ar 10m posição em pé SH2 em Lima, no Peru, em 2023.
Alexandre Galgani, inclusive, único medalhista paralímpico brasileiro da modalidade, com uma prata conquistada nos Jogos de Paris 2024, competiu no Brasileiro Loterias Caixa e foi o vencedor da prova R9, na qual Jéssica foi prata.
Durante o primeiro dia do Brasileiro de tiro esportivo no Rio de Janeiro, o destaque foi o curitibano Igor Silva, 43, estreante no evento. Ele foi campeão da prova P1 – pistola de ar 10m SH1 em seu último tiro, quando ultrapassou o Recordes
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo também teve a quebra de dois recordes brasileiros na prova do tiro ao prato (Trap). Na classe
O gaúcho Alexandro Basso, medalha de ouro na prova, fez a melhor marca nacional na classe SG-U com 104 pratos. Antes, o melhor resultado eram os 93 pratos, marcados pelo próprio atleta em setembro do ano passado no Rio de Janeiro.
Já na classe SG-S, o roraimense Marcelo Sodré também elevou a melhor marca nacional, que já era sua, para78 pratos. O recorde anterior era de 62, também em setembro do ano passado no Rio de Janeiro. O atleta encerrou a prova, na qual atiradores de diferentes classes competiram juntos, na quarta colocação.carioca Ricardo Lima e assumiu a primeira posição.
Recordes
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo também teve a quebra de dois recordes brasileiros na prova do tiro ao prato (Trap).
O gaúcho Alexandro Basso, medalha de ouro na prova, fez a melhor marca nacional na classe SG-U com 104 pratos. Antes, o melhor resultado eram os 93 pratos, marcados pelo próprio atleta em setembro do ano passado no Rio de Janeiro.
Já na classe SG-S, o roraimense Marcelo Sodré elevou a melhor marca nacional, que já era sua, para78 pratos. O recorde anterior era de 62, também em setembro do ano passado no Rio de Janeiro. O atleta encerrou a prova, na qual atiradores de diferentes classes competiram juntos, na quarta colocação.
As quatro edições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em disputa neste final de semana reuniram, no total, 1.197 esportistas. Juntos, os eventos receberam nove campeões paralímpicos responsáveis por 14 dos 25 ouros conquistados pelo Brasil na França e 46 esportistas que obtiveram pódios na capital francesa.
Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Braisleiro (imp@cpb.org.br)