Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB realiza pré-estreia do filme “O Instante Decisivo”, que conta histórias de medalhistas em Paris

Petrúcio Ferreira, Bruna Alexandre, Cássio Reis e Gabriel Araújo posam para foto em frente ao banner do filme “O Instante Decisivo” | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou a pré-estreia do documentário “O Instante Decisivo” na manhã desta terça-feira, 3, no UCI Cinemas do Shopping Jardim Sul, em São Paulo.

Produzido com apoio do CPB e dirigido por André Bushatsky, o filme apresenta um olhar atento sobre a rotina dos atletas paralímpicos que conquistaram medalhas nos Jogos de Paris 2024 e traz histórias pessoais e profissionais de esportistas de diversas Regiões do Brasil, como a lançadora santista Beth Gomes, o velocista paraibano Petrucio Ferreira, a lançadora baiana Raíssa Machado, a nadadora pernambucana Carol Santiago, o nadador mineiro Gabriel Araújo (Gabrielzinho), a mesatenista catarinense Bruna Alexandre e o jogador de futebol de cegos baiano Cássio Lopes dos Reis, destacando seus desafios e conquistas no universo do esporte de alto rendimento.

A obra será exibida na quinta-feira da próxima semana, 12, às 22h, no SporTV2 – logo após o Prêmio Paralímpicos. Depois, ficará disponível no catálogo da Globoplay.

O evento nesta terça-feira contou com a presença de Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos; José Antônio Freire, presidente eleito do CPB; Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB e campeão paralímpico no atletismo, bem como dirigentes, esportistas e demais profissionais que participaram do documentário.

“Hoje foi um dia importante para o esporte paralímpico brasileiro. O filme mostra como a campanha histórica feita nos Jogos de Paris foi construída. Agradeço a todos os nossos patrocinadores e parabenizo o André pelo excelente documentário. O Movimento Paralímpico brasileiro está cada dia maior e mais forte. A obra reforça a relevância que o esporte para pessoas com deficiência está ganhando no Brasil”, disse Mizael Conrado. O Brasil teve o seu melhor resultado em uma edição dos Jogos Paralímpicos e terminou o megaevento em Paris na quinta colocação no quadro geral de medalhas, com um total de 89 pódios.


“Nós temos muitas histórias para contar. Não só eu, mas todos os atletas que participaram do filme. Eu saí de uma cidade pequena lá do Sul [Criciúma-SC]. Fiquei feliz de poder falar sobre a minha carreira e a minha vida para todo o Brasil, vendo tudo isso em uma tela de cinema. Só tenho a agradecer ao CPB por esta oportunidade. É um documentário lindo”, analisou a mesatenista Bruna Alexandre, dona de duas medalhas de bronze (simples e duplas femininas) nos Jogos de Paris.

Durante o documentário, além de histórias pessoais, a prática do paradesporto em nível profissional também é abordada. “Até eu vir pra cá eu não sabia o que era treino”, disse a atleta Raíssa Machado ao comentar o impacto que o alto rendimento teve em sua vida e o caminho transformador que percorreu.

A atleta Carol Santiago, consagrada a maior medalhista dourada paralímpica da história do Brasil, revelou que “o treino exige 24 horas de preparação, foco e disciplina, porque é muito intenso”.

O velocista Petrúcio Ferreira também mostrou sua rotina de treinamentos, explicando como se tornou tricampeão paralímpico e o atleta com deficiência mais rápido do mundo. Em março de 2022, ele completou os 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores) em 10s29 – diferença de apenas 0,71 centésimos em relação ao recorde mundial do ex-corredor jamaicano olímpico Usain Bolt.

“É mais fácil treinar e competir do que contar a nossa história em frente às câmeras. Fiquei um pouco tenso [risos]. Nunca imaginei que participaria de um filme e que pessoas tão importantes, como meu técnico [Pedro Almeida, o Pedrinho] e a minha esposa [Marta Pereira], falariam tantas coisas bonitas sobre mim. Fiquei bastante emocionado e chorei bastante ao ver o resultado”, admitiu o velocista.

Entre as fascinantes histórias do documentário, destaca-se também a de Beth Gomes, que jogava vôlei, mas viu sua vida ser transformada após o diagnóstico de esclerose múltipla. No entanto, sua paixão pelo esporte a manteve firme e ela se reinventou, tornando-se a atual recordista mundial e campeã paralímpica no lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes).

Outro personagem marcante do documentário, Gabriel Araujo, ou Gabrielzinho, falou sobre a técnica que utiliza para nadar cada vez mais rápido. O mineiro foi sensação em Paris ao faturar três medalhas de ouro: 100m costas, 200m livre e 50m costas.

André Bushatsky revelou que os maiores desafios na produção de “O Instante Decisivo” foram adequar as filmagens à rotina de treinamentos intensos dos atletas, que se preparavam para os Jogos Paralímpicos de Paris, e conquistar a confiança necessária para captar momentos mais íntimos de suas vidas, para além do esporte. E deu certo: o diretor relatou a abertura dos atletas para recebê-lo durante o processo de filmagem: “A troca foi ótima. Queríamos capturá-los tanto nos momentos de treino quanto nos momentos de intimidade. Eles aceitaram essa proposta de forma muito positiva”.

O documentário nasceu a partir do projeto “Da Inclusão ao Pódio”, série de quatro episódios exibida pela Sportv e disponível na Globoplay. Segundo André, o objetivo tanto da série quanto do filme é focar nos personagens, em vez de suas deficiências, apresentando-os como realmente são: atletas de elite que superam as barreiras sociais e estruturais que enfrentam no Brasil. “A gente não queria falar da deficiência. Queríamos falar sobre a carreira de alto rendimento: dores, angústia, vida como ela é, treino, vitória. É interessante e emocionante ver o brilho nos olhos de todos eles, a perseverança, o querer fazer. É claro que, por trás de tudo isso, tem dificuldades no Brasil, mas são personagens incríveis, super esportistas, que estão fazendo acontecer”, afirmou o diretor.

A obra foi produzida pela Bushatsky Filmes e patrocinada pela Toyota, por meio da Lei do Audiovisual. “Com ‘O Instante Decisivo’, reafirmamos o poder transformador do esporte como ferramenta de inclusão e inspiração. Ao apoiar histórias como as dos atletas paralímpicos brasileiros, mostramos que investir na visibilidade e no desenvolvimento de pessoas com deficiência é promover igualdade, valorizar a diversidade e criar um legado para futuras gerações”, explicou Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação corporativa da Toyota e diretor da Fundação Toyota.

Sinopse
“O Instante Decisivo” acompanha os principais atletas paralímpicos brasileiros em busca de uma campanha histórica nos Jogos Paralímpicos de Paris. Junto aos times de ciência do esporte, saúde, treinadores, familiares e amigos, eles são acompanhados em sua jornada de garra, suor, sonhos e lágrimas. O documentário explora o verdadeiro preço da excelência: uma mistura de sacrifício pessoal, desafios emocionais e a incessante busca por superar os próprios limites, onde cada segundo de treino conta e cada escolha pode fazer a diferença na história do paradesporto mundial.

Ficha técnica:
Direção: André Bushatsky
Roteiro: André Bushatsky
Produtor:: Jonathan Mendonca
Produção: Bushatsky Filmes
Produção Executiva: André Bushatsky e Pedro Alves
Direção de Fotografia: Alan Fabio Gomes
Montagem: Jonathan Mendonça
Trilha Sonora: Tami Belfer
Colorista: Caio Antonio
Finalização de Som e mixagem: Ariel Henrique
Som Direto: Douglas Gonçalves
Música Original: Tami Belfer
Duração: 74min

Assessoria de Comunicação do COmitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery