O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza neste sábado, 7, a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa de 2024. O evento vai acontecer em 121 núcleos espalhados por todas as 27 unidades federativas do Brasil. Na primeira edição, realizado no último dia 21 de setembro, o evento contou com uma quebra de recorde de público. Foram 25.661 inscritos que participaram simultaneamente em 120 núcleos espalhados pelo país. Até então, o maior número de inscritos era de 21.376, no ano passado.
O evento proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Podem participar crianças e jovens, de 7 a 20 anos, sendo que cada núcleo receberá até 20% de inscritos sem deficiências.
Além de promover uma experimentação esportiva lúdica e inclusiva para crianças, o projeto vai celebrar desta vez o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências, comemorado nesta terça-feira, 3.
“A tendência é que o jovem se interesse por uma modalidade após conhecê-la no evento. Com isso, ele pode procurar um dos nossos Centros de Referência e iniciar uma rotina esportiva. É assim que formamos e descobrimos novos talentos para o paradesporto nacional”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo, referindo-se ao projeto do CPB que aproveita espaços esportivos para a prática de modalidades paralímpicas, desde a base até o alto rendimento.
Ao todo, serão 121 núcleos participantes, incluindo o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Cada uma das sedes irá apresentar e proporcionar a vivência de três modalidades paralímpicas. No CT, será realizada a prática do futebol cegos, bocha e tiro com arco e são aguardados mais de 800 participantes no dia do evento.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa foi realizado pela primeira vez em 2018. À ocasião, foram 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.
Em 2023, o Festival Paralímpico também contou com duas edições (em maio e setembro) reunindo 21 mil crianças e jovens em cada uma delas, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.
Paralelamente ao Festival Paralímpico, o CPB vai realizar de sexta-feira, 6, a domingo, 8, quatro edições simultâneas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa com 1.197 atletas em ação. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sediará os Campeonatos Brasileiros de atletismo, halterofilismo e natação. Já o Centro Militar de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, receberá as disputas de tiro esportivo.
Estas serão as últimas competições promovidas pelo CPB em 2024. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa em São Paulo
Data: 7 de dezembro (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Público: crianças e adolescentes de 7 a 20 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Como chegar: Linha municipal 605A Centro de Treinamento Paralímpico/São Paulo Expo; saída a partir da estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro