Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Com nove medalhas da Escolinha, Seleção Brasileira de badminton domina Sul-Americano no Peru

Vinícius Costa, um dos medalhistas em Lima e cria da Escolinha, em ação no Parapan de Santiago 2023 | Foto: Cis Mattos/CPB

A Seleção Brasileira de badminton paralímpico encerrou sua participação no Sul-Americano da modalidade, em Lima, no Peru, na última sexta-feira, 29. Foram 12 ouros, 12 pratas e 22 bronzes, totalizando 46 pódios na competição – mais da metade das medalhas disputadas no torneio. 

O Brasil terminou a competição com o título e foi representado por 46 atletas, número que fez o país ter a maior delegação do campeonato na capital peruana.

Dos 46 pódios, nove foram de atletas oriundos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Veja todas essas conquistas ao final do texto. 

A Escola Paralímpica de Esportes do CPB, conhecida como Escolinha, é um projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos. Mais informações podem ser vistas neste link. 

Encerramento
No último dia de disputas em Lima, na decisão do individual masculino da classe SU5 (deficiência nos membros superiores), o sul-mato-grossense Yuki Rodrigues venceu o compatriota David Lima por 2 sets a 1: 21/19, 18/21 e 21/12. Já na SL4 (deficiência nos membros inferiores), João Pedro Albuquerque foi campeão contra o peruano Renzo Morales por 2 sets a 1: 21/23, 22/20 e 21/18. 

Na WH1 (cadeirantes), Arthur Dias, um dos atletas crias da Escolinha do CPB, derrotou o paulista Rodolfo Cano em dois sets diretos: 21/14 e 21/19. E na SH6 (baixa estatura), Vinicius Costa, outro jogador revelado pelo projeto de iniciação do CPB, foi superado pelo peruano Nilton Ignacio: 21/7 e 21/18, ficando com a prata.

Em mais uma dobradinha brasileira, a maranhense Auricelia Evangelista disputou a final da WH1 feminina contra a pernambucana Ana Gomes e faturou o outro na categoria. 

Duplas
Nas duplas, Maria Gilda Antunes e Auricelia Evangelista ficaram com a prata após duelo contra as peruanas Pilar Cancino e Jaquelin Javier na decisão da WH1-WH2 feminina.

Já Yuki Rodrigues e David Lima foram campeões na SU5 ao superar os peruanos Jairo Castañeda e Alberto Bocanegra por 2 sets a 0 (21/15 e 21/10) na decisão. Na WH1-WH2, Victor Amorim e Arthur Dias venceram Rodolfo Cano e o chileno Jaime Aranguiz, também por dois setes diretos: 21/13 e 21/14.

Nas duplas mistas das categorias SL3, SL4 & SU5, Yuki Rodrigues e Kauana Beckenkamp superaram os peruanos Gerson Lostaunau e Diana Golac por 2 sets a 0 (21/9 e 21/13). Por fim, nas mistas WH1-WH2, Arthur Dias e a peruana Pilar Cancino derrotaram Ana Gomes e Jaime Aranguiz por W.O. Para conferir os demais resultados, acesse este link.

Confira os alunos da Escolinha que conquistaram medalhas no Sul-Americano:

Amauri Viana- WH2

Simples – BRONZE

David Souza- SU5
Simples – PRATA
Dupla Masculina – OURO

Vinicius Costa- SH6
Simples – PRATA
Dupla Mista – OURO
Dupla Masculina – PRATA

Arthur Dias – WH1
Simples – OURO
Dupla mista – OURO
Dupla masculina – PRATA

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery