O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) abre votação popular para a categoria Atleta da Galera nesta terça-feira, 26. O esportista eleito será revelado e homenageado no dia 12 de dezembro, durante a 13ª edição do Prêmio Paralímpicos, que será realizada no Tokio Marine Hall, na capital paulista, e transmitida pelos canais SporTV, a partir das 20h.
A votação na categoria Atleta da Galera é aberta ao público por meio deste link . Neste ano, os concorrentes são: Emerson Ernesto (goalball), Gabriel Araújo (natação), Jerusa Geber (atletismo), Giovanna Boscolo (atletismo) e Raíssa Machado (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem).
Esse ano, o Prêmio Paralímpicos será feito em um só dia. Além do Atleta da Galera, serão entregues os troféus Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
Também serão entregues para os atletas vencedores em cada uma destas 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
A categoria Atleta da Galera é a única aberta para a votação popular. Os ganhadores das outras categorias foram eleitos por uma comissão interna do CPB.
Indicados para a categoria Atleta da Galera:
EMERSON ERNESTO DA SILVA
@emerson.goalball
Nascimento: 11/02/1999, Campina Grande (PB)
Classe: B3
História: Emerson possui miopia, nistagmo e degeneração da retina. O atleta conheceu a modalidade por meio do irmão que já praticava e se apaixonou ao frequentar um treino. Foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez em 2016. Compareceu ao Campeonato Internacional no Equador e aos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em São Paulo.
Principais conquistas em 2024: Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
GABRIEL GERALDO DOS SANTOS ARAÚJO
@gabrielaraujo_s2
Nascimento: 16/03/2002, Santa Luzia (MG)
Modalidade: Natação
Classe: S2
História: Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
Principais conquistas em 2024: Ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
GIOVANNA BOSCOLO
@giovanna_bc
Nascimento: 25/03/2002, São Paulo (SP)
Classe: F32
História: Desde criança está no meio do esporte. Aos 11 anos, começou a competir ginástica aeróbica, pelo qual foi campeã brasileira em 2014. No ano seguinte, começou a apresentar lesões e, após realizar exames, teve diagnosticada a Ataxia de Friedreich, doença neurodegenerativa rara que afeta, principalmente, o equilíbrio e a coordenação. Chegou a trabalhar com publicidade, quando teve atuação na telenovela Chiquititas, e optou por cursar biomedicina. Em 2021, conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico e iniciou estágio na área da Ciência do Esporte, período em que decidiu voltar para o esporte. Começou no atletismo em outubro de 2023 e hoje é atleta das provas do arremesso de club e peso.
Principais conquistas em 2024: Bronze no lançamento de club nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; bronze no lançamento de club no Mundial de Kobe 2024; ouro e recorde das Américas no lançamento de club, e quarta posição no arremesso de peso, no Grand Prix de Dubai 2024; prata no lançamento de club e no arremesso de peso no Open Internacional de atletismo 2024.
JERUSA GEBER DOS SANTOS
@jerusa100m200m
Nascimento: 26/04/1982, Rio Branco (AC)
Classe: T11
História: Jerusa nasceu totalmente cega. Ao longo da vida, fez algumas cirurgias que possibilitaram que ela enxergasse um pouco, mas aos 18 anos voltou a perder totalmente a visão. Conheceu o esporte paralímpico aos 19 anos a convite de um amigo também deficiente visual. Em 2019, Jerusa se tornou a primeira atleta cega a correr os 100m abaixo dos 12s.
Principais conquistas em 2024: Ouro nos 100m e 200m nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; ouro nos 100m e bronze nos 200m no Mundial de Kobe 2024.
RAISSA ROCHA MACHADO
@raissarochamachadooficial
Nascimento: 17/05/1996, Ibipeba (BA)
Classe: F56
História: Raissa nasceu com má-formação nas pernas. Aos 12 anos, começou a praticar lançamento de dardo.
Principais conquistas em 2024: Prata no lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e ouro no lançamento de dardo no Mundial de Kobe 2024.
Serviço
13ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa
Dia: 12 de dezembro
Horário: a partir das 20h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)