É com extremo pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comunica o falecimento do técnico de goalball Paulo Sérgio de Miranda, 74, ocorrido nesta terça-feira, 19, no Rio de Janeiro.
Nascido em Natal (RN), Paulo Sérgio passou em 2023 por uma cirurgia para a retirada de parte de um tumor no cerebelo – porção do sistema nervoso central localizada na parte de trás do crânio e relacionada a postura, coordenação, equilíbrio e controle cognitivo. Acabou falecendo em consequência do tumor, após ficar 40 dias internado. Deixa a esposa, Rosana, um filho, Rodrigo, e cinco netos.
Paulo atuava no movimento desde o início da década de 1980. Entre outras funções, foi treinador da Seleção Brasileira feminina de goalball nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e coordenador técnico da modalidade na Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) na Rio 2016.
Paulo Sérgio posa durante Regional Sudeste 1 deste ano, no IBC, com uma placa de homenagem que recebeu da CBDV pelos serviços prestados ao goalball e ao movimento paralímpico. Foto: Divulgação/Renan Cacioli/ CBDV
Pós-graduado em Educação Física adaptada, Paulo também foi técnico da Seleção Brasileira de Paralisia Cerebral nas Paralimpíadas de Seul 1988 e atuou como diretor técnico da ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) entre 2000 e 2007. Nos Jogos de Pequim 2008, foi coordenador da equipe brasileira de bocha. Em Londres, 2012, esteve no comando da Seleção feminina de goalball que terminou na sétima colocação.
“O professor Paulo teve uma participação imensa no goalball brasileiro, é um cara que formou muito atleta e deixou seu legado aqui, deixou boas amizades. Todos esses anos que tive o orgulho de trabalhar com ele, aprendi bastante enquanto atleta e pessoa. Gratidão por tudo o que ele fez pelo esporte paralímpico brasileiro”, disse o ex-atleta, campeão paralímpico no goalball e atual secretário-geral da CBDV, Romário Marques.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br