O Campeonato Brasileiro de atletismo sub-20, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), encerrou-se neste domingo, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição, junto com o Campeonato Brasileiro sub-17, reuniu 335 atletas desde quarta-feira, 16, na zona sul da capital paulista. Apenas na sexta-feira, 18, não houve disputas.
No último dia do evento, que terminou com o título da APA-Petrolina/PE, o paulista Leandro de Oliveira Viana, 19, conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde da competição no salto em distância da classe T38 (paralisados cerebrais). Ele registrou a marca de 6,19m e superou a distância de 5,01m feita por Henrique Ferreira, em julho de 2022.
Apesar da relevância do salto deste domingo, esse não foi o melhor resultado de Leandro na temporada. Ele ocupa a quarta posição do ranking mundial de 2024, com a marca de 6,46m. Tal distância foi registrada na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, em março, também no CT Paralímpico.
Três meses depois, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo, no mesmo local, o paulista fez um salto de 6,61m – atual recorde nacional da prova, inclusive entre adultos. Essa marca, no entanto, não é válida internacionalmente, pois o Meeting não atende a alguns critérios pré-estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla inglês).
“Eu gostei do meu salto hoje. Sei que eu poderia ter feito melhor, mas eu me senti um pouco cansado, porque eu corri os 100m no sábado e bati o recorde sub-20 da prova”, disse o atleta, representante da ADC-São Bernardo/SP, que entrou no Movimento Paralímpico na classe T20 (deficiência intelectual), mas foi reclassificado para a T38. Nos 100m, ele cumpriu a distância em 11s48, que seria o nono tempo do mundo na temporada, e superou sua própria marca de 11s51 registrada em junho deste ano.
Leandro também já esteve em competições fora do Brasil. Em 2022, na França, ele disputou a Gymnasiade, conhecida como a Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, que reúne atletas com e sem deficiência. E, no último mês de junho, em Paris, também em solos franceses, foi um dos representantes brasileiros no Grand Prix de atletismo paralímpico. À oportunidade, conquistou a prata no salto em distância e o bronze nos 400m.
O Brasileiro sub-17 e sub-20 é realizado anualmente pelo CPB desde 2022. O evento tem o objetivo de identificar novos talentos nacionais da modalidade, em provas de pista e campo, nas quais o país tem a maior quantidade de medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: 206 (58 ouros, 81 pratas e 67 bronzes). O Brasil foi o terceiro melhor país na modalidade nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos.
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Time São Paulo
O atleta Leandro de Oliveira Viana é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)