A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), entidade que rege a modalidade no Brasil, realizou nesta quarta-feira, 16, o processo eleitoral para escolha da diretoria e membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e Ética para o quadriênio de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. O pleito aconteceu na cidade de Campinas, em São Paulo, e José Roberto Santini Campos foi reeleito presidente com 19 votos contra 10 de Vicente Florencio da Silva Junior.
A CBBd convocou para a Assembleia Geral Ordinária as entidades filiadas com direito a voto e a representação de Atletas da Confederação. Além da nova diretoria, o evento serviu também para eleger Ricardo dos Santos Nascimento, Alberto Alves Netto e Tiago Paiola Mantovani como membros titulares do Conselho Fiscal e Gladston Lisboa de Meneses como suplente, todos integrantes da Chapa 1, e os três novos eleitos ao Conselho de Administração: Simone Beirão dos Santos, Hyan Maro Queiroz de Sousa e Leandro Monteiro da Silva Santos.
“Cenário extremamente importante, com aprovação de praticamente 70% do eleitorado. Isso é muito gratificante e traz mais responsabilidade. Vamos trabalhar ainda mais para fazer além do que realizamos nos últimos quatro anos. Saio da eleição extremamente feliz e agradeço a todos pela confiança e pela credibilidade em nossa equipe”, destacou José Roberto Santini Campos, que teve ao seu lado no primeiro mandato Wendel de Oliveira Mota Ribeiro e Ricardo Pina de Oliveira como vice-presidentes.
Os votos foram apurados pela comissão eleitoral e a chapa “Badminton Sustentável, gerando Conquistas e Oportunidades” foi a vencedora com José Roberto Santini Campos (presidente), Wendel de Oliveira Mota Ribeiro (vice-presidente 1) e Marco Antônio Aguilera (vice-presidente 2).
O grupo de oposição na eleição da CBBd integrava a chapa “Badminton e Parabadminton de Todos” e tinha como candidatos Vicente Florencio da Silva Junior (presidente), Edmilson Kaestner (vice-presidente 1) e Alexandre Spencer Rampazo Vasconcellos (vice-presidente 2).
A CBBd é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, badminton paralímpico e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo.
*Com informações da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)