A paranaense Jady Malavazzi conquistou a medalha de ouro na prova de estrada para atletas da classe H3 (que competem com handbikes, bicicletas impulsionadas com as mãos) nesta quinta-feira, 26, no Mundial de ciclismo de estrada disputado em Zurique, na Suíça. Ao longo do dia, o Brasil ainda conquistou mais três medalhas de bronze, chegando a um total de um ouro, duas pratas e quatro bronzes na competição.
Jady venceu a disputa com tempo de 1h10min11. A vitória foi decidida por imagem, pois as três medalhistas obtiveram o mesmo tempo. A alemã Annika Giles ficou com a prata e a francesa Anais Vincent, com o bronze. A paulista Mariana Garcia chegou na quarta colocação, com 1h20min07.
Além dela, outros três brasileiros subiram ao pódio nesta quinta-feira, todos com medalha de bronze: o paulista Lauro Chaman, na classe C5 (atletas que competem com bicicletas convencionais); o mineiro Marcos Melo Junior na classe H1; e a mineira Gilmara sol do Rosário na classe H2.
Os três medalhistas de bronze já haviam subido ao pódio em Zurique. Na terça-feira, 24, no contrarrelógio, com uma prata para Marcos Melo e um bronze para Gilmara.
bA primeira medalha brasileira na competição veio com Lauro, na segunda-feira, 23, também na prova contrarrelógio, para a classe C5 (atletas que competem em bicicletas convencionais).
O Brasil é representado na Suíça por 18 atletas com deficiência e uma piloto. A competição vai até o próximo dia 29.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Jady Malavazzi é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)