Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Governo de SP faz homenagem e renomeia estação de metrô para Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro

Placa com o novo nome da estação de metrô Jabaquara-Comitê Paralímpico Brasileiro é exibida durante assinatura de decreto que altera o nome da Estação Jabaquara | Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP / Divulgação

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 18, o governador Tarcísio de Freitas assinou o decreto que altera o nome da estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do Metrô, para Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro. A mudança homenageia o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O país levou para a capital francesa sua maior missão para uma edição do megaevento em terras estrangeiras e conquistou sua melhor campanha na história, terminando em quinto lugar no quadro geral de medalhas com um total de 89 pódios.

Entre os atletas da delegação brasileira, estiveram presentes os esportistas do Time São Paulo, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que conquistaram 35 medalhas nos Jogos Paralímpicos (10 ouros, 10 pratas e 15 bronzes). Também participaram da cerimônia o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente do CPB, Mizael Conrado.

“A chegada do nome do Comitê Paralímpico Brasileiro a uma das principais estações de Metrô de São Paulo, vizinha à casa do esporte paralímpico brasileiro, é uma iniciativa fundamental para dar ainda mais visibilidade ao Movimento Paralímpico. A partir desta mudança, muitas pessoas passarão a conhecer um dos melhores e maiores centros de treinamento para atletas com deficiência do mundo, que orgulha nosso estado e traz grandes resultados para o Brasil, como pudemos comprovar durante os Jogos Paralímpicos de Paris. A partir da estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro, mais pessoas virão às competições realizadas ao longo de todo o ano no Centro de Treinamento Paralímpico e se tornarão aliadas da nossa causa, que é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte”, afirmou Mizael Conrado, eleito melhor jogador do mundo de futebol de cegos em 1998, bicampeão paralímpico (Antenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A renomeação da estação Jabaquara é um reconhecimento da parceria entre o CPB e Governo do Estado de São Paulo na gestão do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), equipamento da SEDPcD. Recentemente, o contrato de gestão foi prorrogado por mais 35 anos. O CT Paralímpico é um dos melhores centros do mundo e a casa do Time SP, que conta com 149 atletas em 16 modalidades.

“Investir no esporte paralímpico é transformar vidas, proporcionar autonomia e criar oportunidades que vão além das competições. O esporte tem o poder de mudar histórias. O desempenho do Time SP nas Paralimpíadas é um exemplo disso. A renomeação da estação Jabaquara, além da proximidade com nosso Centro de Treinamento, só reforça o trabalho excepcional que o CPB tem realizado em todos esses anos de parceria”, destacou o secretário da SEDPcD, Marcos da Costa.

Com a oficialização do novo nome, o Metrô iniciou o processo de atualização da comunicação visual da estação, que inclui placas, mapas e avisos sonoros nas estações e nos trens. Cerca de 14 mil peças serão alteradas ao longo da rede, com as primeiras 20 já instaladas na estação Jabaquara, incluindo os totens de entrada. A substituição do nome também ocorrerá gradualmente em todas as menções à estação nas linhas do Metrô.

“O novo nome da estação Jabaquara em homenagem aos nossos valorosos atletas paralímpicos brasileiros é motivo de orgulho para nós. A mudança evidencia o esporte como uma ferramenta de inclusão, ao mesmo tempo em que facilita o acesso dos atletas e de toda a comunidade ao Centro de Treinamento Paralímpico”, completou Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

CTPB em números

2023
425 eventos realizados 
22.894 atletas competiram
3.489 atletas treinaram
119.050 refeições servidas no residencial
12.649 pessoas se hospedaram
4.170 visitantes

2024 (até junho)
188 eventos realizados 
9.092 atletas competiram
2.559 atletas treinaram
93.090 refeições servidas no residencial
5.767 pessoas se hospedaram
4.339 visitantes

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery