A Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação paralímpica acontece neste final de semana, dias 13 e 14 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Será a última competição brasileira da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Para o evento na capital francesa, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os nomes de 37 atletas da modalidade – 21 homens e 16 mulheres – no último dia 25 de junho. Além deles, outros 87 representantes de nove esportes foram anunciados pela entidade na mesma data. Nesta quinta-feira, 11, serão conhecidos atletas de outras nove modalidades (atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, remo, tiro esportivo, tiro com arco e triatlo). Os tenistas serão divulgados sete dias depois.
CONFIRA O BALIZAMENTO PRÉVIO DA COMPETIÇÃO
Entre os 279 inscritos para o Circuito estão nadadores que irão para Paris e que foram campeões paralímpicos em Tóquio 2020. A pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), é uma atleta que compõe as duas listas. Dona de três ouros, uma prata e um bronze na capital japonesa, ela foi a maior medalhista do Brasil na última edição dos Jogos. No Circuito, ela nadará três provas: 100m borboleta, 200m medley e 100m costas.
Outros campeões em Tóquio que foram convocados para Paris também vão competir na capital paulista neste final de semana. O mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora), e o paulista Gabriel Bandeira, da classe S14 (deficiência intelectual), estarão na piscina do CT Paralímpico. Gabriel Araújo vai nadar os 50m e 100m costas, além dos 200m livre, enquanto Bandeira irá disputar os 100m borboleta. As provas do Circuito serão definidas em finais diretas.
Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira de natação esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou a modalidade ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.
Além disso, a natação é a segunda modalidade que mais garantiu pódios para o Brasil em Jogos Paralímpicos. Foram 125 – 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes. Apenas os esportistas do atletismo foram mais laureados: 170 medalhas (48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Segunda Fase do Circuito Loterias Caixa de natação podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Segunda Fase do Circuito Loterias Caixa de natação
Datas: 13 e 14 de julho, a partir das 9h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)