O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, realizará a Segunda Fase do Camping Escolar Paralímpico 2024. As atividades terão a participação de 152 atletas e acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 6 a 12 de julho.
O projeto idealizado e realizado pelo CPB tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Serão reunidos esportistas de 10 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC (para paralisados cerebrais), halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Confira a lista de atletas convocados para o Camping Escolar 2024.
Confira a lista de treinadores e auxiliares convocados para o Camping Escolar 2024.
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações físicas. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Além de uma rotina intensa de treinamentos e atividades no CT, o Camping oferecerá, de maneira inédita, um torneio entre os participantes do programa e cerca de 130 alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), além de jovens convidados. As disputas acontecem na quinta-feira, 11.
“Este torneio será muito importante para dar vivência de competição para nossos alunos, somando ao que já fazemos nas Paralimpíadas Escolares. Haverá uma observação dos coordenadores da Diretoria de Alto Rendimento que estarão atentos para identificar os talentos deste grupo. Dele, sairão atletas para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
O Camping é uma das iniciativas mais bem-sucedidas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto. Todos subiram ao pódio na capital colombiana.
Em 2024, a primeira etapa do evento foi realizada de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Dos 152 participantes, 108 estiveram no evento pela primeira vez.
A primeira edição do Camping Escolar Paralímpico foi realizada em 2012, à época com apenas duas modalidades: atletismo e natação. Em 2018, o evento foi ampliado e passou a contar com atletas de todas as modalidades disputadas nas Paralimpíadas Escolares.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Vôlei sentado feminino: Sesi é campeão nacional e Seleção faz último teste antes de Paris
O Sesi-SP superou a Aspaego-GO e venceu a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Feminino de vôlei sentado. As paulistas triunfaram de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 21/25, 25/23, 25/20 e 15/11.
A disputa aconteceu na quarta-feira, 5, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.
O Sesi iniciou a partida perdendo os dois primeiros sets, mas, no terceiro set, mesmo com a Aspaego-GO em vantagem de três pontos, iniciou uma reação e iniciou a virada. No quarto set, a equipe paulista manteve a vantagem e empatou o jogo. No tiebreak, o Sesi impôs seu jogo, venceu a partida e ergueu a taça de campeã.
Na disputa pela medalha de bronze, o time goiano da Adfego venceu a equipe da Apesblu, de Santa Catarina, por 3 a 1, com parciais de 26/24, 17/25, 25/21 e 25/11.
Seleção feminina participa de torneio com seis equipes na França
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado, atual campeã mundial, está em Nancy, na França, para disputar o World Super Six, até o dia 16 de junho.
Este torneio reúne as melhores equipes do mundo e será o último evento preparatório antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Participam da competição as seleções do Brasil, França, Estados Unidos, Canadá, Itália e China, todas já classificadas para o megaevento.
Durante o torneio, o Brasil terá uma intensa agenda de jogos, enfrentando todas as equipes participantes. A estreia da seleção brasileira será contra os Estados Unidos, no dia 11 de junho, às 15h, horário de Brasília. A final do torneio está marcada para o dia 16 de junho.
O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD), Angelo Alves Neto, destacou a importância do torneio para a equipe brasileira. “Este é um momento crucial para avaliarmos nosso desempenho e fazermos os ajustes finais antes dos Jogos Paralímpicos. Participar de um torneio com as melhores equipes do mundo nos oferece uma visão clara de onde estamos e o que ainda precisamos melhorar. Nosso objetivo é chegar em Paris com a melhor preparação possível e conquistar a medalha de ouro”, afirmou.
Confira a programação do campeonato (horários de Brasília):
11/06 – 15h – Brasil x Estados Unidos
12/06 – 13h – China x Brasil
13/06 – 13h – Brasil x França
14/06 – 15h – Canadá x Brasil
15/06 – 11h – Brasil x Itália
*Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do vôlei sentado.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)