Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jogos Paralímpicos de Paris 2024: saiba quando os atletas de outras 10 modalidades serão convocados

Mizael Conrado, Yohansson Nascimento e Jonas Freire comandam live de convocação do CPB | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 124 atletas de dez modalidades para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nessa terça-feira, 25, foram conhecidos os esportistas que representarão o Brasil nas disputas de badminton, canoagem, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei sentado.

O anúncio foi feito em live transmitida no YouTube da entidade e no canal LMC+ Claro TV (548) e Vivo TV (612), com a participação do presidente Mizael Conrado, do vice-presidente Yohansson Nascimento e do diretor de alto rendimento Jonas Freire. 

SAIBA COMO COMPRAR INGRESSOS
CONHEÇA A MASCOTE DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS
CONFIRA AS MEDALHAS DE PARIS 2024

No próximo dia 11 de julho, em outra live que será transmitida pelo YouTube do CPB, serão realizadas as convocações de mais nove modalidades (atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, remo, tiro esportivo, tiro com arco e triatlo). Já os atletas do tênis em cadeira de rodas serão anunciados sete dias depois.

Na primeira parte da convocação foram anunciados 122 atletas com deficiência e dois goleiros. Por modalidade, houve a convocação de 37 atletas da natação, 24 do vôlei sentado, 15 do tênis de mesa, 12 do goalball, 10 do futebol de cegos, oito da canoagem, sete da esgrima em cadeira de rodas, seis do taekwondo, três do badminton e dois do hipismo.

“Representar um país em uma edição de Jogos Paralímpicos marca a vida de qualquer atleta. Por isso, hoje assinala uma jornada importante que trouxeram milhares de atletas rumo ao sonho da convocação para representar milhões de brasileiros. Temos certeza de que será uma das mais importantes participações do Brasil em Jogos Paralímpicos. Os nossos atletas, com certeza, farão história na cidade-luz”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.

Na última edição dos Jogos, em Tóquio 2020, foram 235 esportistas com deficiência na delegação. O recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial das modalidades badminton, futebol de cegos, goalball, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery