Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil fará quatro finais na etapa da Copa do Mundo de bocha no CT Paralímpico

O Brasil conseguiu nesta segunda-feira, 3, classificar quatro atletas para as finais do individual da etapa São Paulo da Copa do Mundo de bocha, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, até esta sexta-feira, 7. As decisões acontecem a partir das 9h30 (de Brasília) desta terça-feira, 4.

A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) convocou 11 atletas para a Copa do Mundo em São Paulo. O Brasil está sendo representado em todas as classes, com três atletas na BC1, dois na BC2, três na BC3, e três na BC4. É a primeira vez que a casa do Movimento Paralímpico nacional sedia a competição.

Pela classe BC2 masculina (que não podem receber assistência), o cearense Maciel Santos confirmou o favoritismo e chegou à final com uma vitória por 4 a 3 sobre o indonésio Muhammad Herlangga nesta segunda-feira, 3.

O atleta, que nasceu com paralisia cerebral, avançou como líder da sua chave na fase de grupos, com três vitórias, antes de aplicar 8 a 0 no canadense Danik Allard pelas quartas de final, e de vencer pelas semifinais. A decisão acontece às 9h30 (de Brasília) contra Felix Yudha, também da Indonésia.

“Eu sempre falo que o CT Paralímpico é a minha casa. Nunca perdi um jogo oficial aqui. E vou fazer de tudo para manter esta escrita. Estamos aproveitando essa competição para nos preparar ainda mais para os Jogos de Paris 2024. São 17 atletas de alto nível somente na minha classe. Então, deixar 15 deles para trás e chegar a esta final nos dá muito orgulho”, avaliou Maciel, que foi ouro no individual da Copa do Mundo de bocha no Rio de Janeiro 2022.

A paulista Evelyn Oliveira também se classificou para a final ao derrotar a argentina Stefania Ferrando por 5 a 0 pela classe BC3 (que usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa). Antes, pelas quartas de final, havia superado a compatriota Evani Calado por 5 a 1.

A disputa da medalha de ouro será diante da peruana Niurka Callupe, às 10h40 (de Brasília) desta terça-feira.

“Eu tinha como meta chegar à final desta etapa da competição. E consegui. Tive uma derrota na fase de grupo que acabou sendo fundamental para eu melhorar meu desempenho ao longo dos outros jogos. Fiquei mais segura nos playoffs e estou muito feliz por estar na final”, comemorou Evelyn.

Também pela BC3, o mineiro Mateus Carvalho fez uma semifinal muito equilibrada contra Patrick Wilson, da Grã-Bretanha, mas conseguiu sair vitorioso por 4 a 3, após estar perdendo por 2 a 0. Assim, fará a decisão contra o turco Oner Bozbıyık, também às 10h40 (de Brasília).

O último brasileiro a disputar uma final individual será o paranaense Eliseu dos Santos, que venceu o colombiano Edilson Chica Chica por 3 a 1. A partida decisiva, que valerá o ouro pela classe BC4 (outras doenças severas, mas que não recebem assistência), será com Stephen McGuire, da Grã-Bretanha, às 10h40.

A pernambucana Andreza Oliveira, atual campeã mundial da modalidade pela classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), foi derrotada nas semifinais pela argentina Ailen Flores por 3 a 2 e agora faz a disputa de bronze contra a croata Dora Basic, às 9h30.

Outros brasileiros que competiram nesta segunda-feira, a catarinense Beatriz Chagas (BC1), o paulista José Carlos Chagas (BC1), e a paraibana Laissa Guerreira (BC4) foram eliminados ainda na fase de grupos. Já o potiguar Iuri Tauan (BC2) e o maranhense André Martins (BC4) perderam nas quartas de final.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Andreza Vitória é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Evelyn Oliveira e Maciel Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery