Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Às vésperas da Copa do Mundo de bocha paralímpica, Brasil ajusta detalhes em semana de treinamentos no CT

Evelyn Oliveira, atleta da classe BC3, sorri durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 | Foto: Washington Alves/CPB

A Seleção Brasileira de bocha paralímpica acerta os últimos detalhes antes da Copa do Mundo da modalidade, que será disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 29 de maio a 7 de junho. Nesta quarta-feira, 28, a equipe encerra a semana de treinos na capital paulista, como parte final da preparação para a competição.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO AQUI

A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) convocou 11 atletas para a Copa do Mundo em São Paulo. O Brasil será representado em todas as classes, com três atletas na BC1, dois na BC2, três na BC3, e três na BC4.

Para José Guardia, um dos técnicos da Seleção Brasileira, a semana de treinamentos no CT Paralímpico foi muito proveitosa. “Estamos desenvolvendo um trabalho muito forte, pensando na Copa do Mundo e também no objetivo maior, que são os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 [de 28 de setembro a 8 de agosto]. Percebemos o quanto os atletas estão evoluindo dia após dia. Notamos que eles têm respondido bem às atividades propostas e isso faz com que aumente a confiança deles durante os compromissos oficiais”, avaliou José, referindo-se também à Copa do Mundo de Portugal, último torneio internacional antes do megaevento na capital francesa.

O treinador também afirmou que, a partir da avaliação feita nos treinos, a Seleção Brasileira tem possibilidade de chegar às finais em todas as classes e brigar pelo lugar mais alto do pódio nas Copas do Mundo. “Isso nos ajudará a chegar aos Jogos Paralímpicos em melhores condições na disputa por medalhas”, completou.

Entre os jogadores convocados para a Copa do Mundo de São Paulo estão a pernambucana Andreza Vitória, campeã mundial de 2022 na classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar), e os paulistas Maciel Santos, medalhista de ouro dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 na classe BC2 (que não tem opção de assistência) e Evelyn Oliveira, ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 na disputa de pares da classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa).

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
A Semana de Treinamentos da bocha paralímpica conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Andreza Vitória é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Evelyn Oliveira e Maciel Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery