O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir desta quinta-feira, 16, até a próxima segunda, 20, o Campeonato Regional das Américas de esgrima em cadeira de rodas. A competição terá 18 atletas brasileiros (12 no masculino e seis no feminino). Os esgrimistas lutarão por pontos no ranking que ajudarão a garantir vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Ao todo, disputarão o Campeonato Regional das Américas esgrimistas de oito países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela, Costa Rica e Jamaica.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), sob chancela da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS , do inglês) terá disputas na espada, florete e sabre, individuais e por equipes – nos dois naipes.
Um dos brasileiros na competição é o gaúcho Vanderson Chaves, afetado pela tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul. “É uma competição importante, porém com um sentimento diferente diante de tudo o que ocorreu. Sou atleta e tenho que seguir em frente, mas não está sendo fácil trabalhar com as emoções que estou sentindo. Mas esse torneio é fundamental e quero muito essa vaga nos Jogos Paralímpicos”, afirmou Vanderson.
Outro destaque do Regional será o gaúcho Jovane Guissone. Medalhista de ouro em Londres 2012 e de prata em Tóquio 2020, ele busca confirmar sua quarta participação consecutiva em Jogos Paralímpicos. Atualmente, é sexto colocado no ranking mundial da espada B, sua arma de preferência.
Entre os que ainda buscam a vaga para Paris também está Kevin Damasceno, de apenas 19 anos. Campeão mundial sub-23 em 2022 no Brasil, e medalhista em outras duas edições (Coreia do Sul, em 2023, e Tailândia, em 2024), Kevin, especialista no sabre, quer fazer sua estreia em Jogos Paralímpicos.
Nos Jogos de Tóquio 2020, o Brasil foi representado, nas disputas individuais, por Jovane Guissone, Vanderson Chaves, Carminha Oliveira e Mônica Santos.
Confira os atletas brasileiros no Regional das Américas:
Masculino
- Jovane Guissone (Paulistano-SP)
- Kevin Damasceno (GNU-RS)
- Vanderson Chaves (GNU-RS)
- Sandro Colaço (ADF-PR)
- Lenilson de Oliveira (Paulistano-SP)
- Lucas Julião (API Nauru-SP)
- Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP)
- Clodoaldo Zafatoski (ADF-PR)
- Izaías Monteiro da Silva (ADF-PR)
- Anderson Pires (ADF-PR)
- Renato Santana (API Nauru-SP)
- Rafael Tassone (API Nauru-SP)
Feminino - Carminha Oliveira (ADF-PR)
- Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ)
- Rayssa Veras (Paulistano-SP)
- Rudineia Manica (ADF-PR)
- Sabrina Marques (API Nauru-SP)
- Mônica Santos (GNU-RS)
Programação - Quinta-feira, 16 – Sabre masculino e feminino A e B individual e por equipes;
- Sexta-feira, 17 – Espada feminino A e B individual/ florete masculino A e B individual;
- Sábado, 18 – Espada feminino e florete masculino por equipes;
- Domingo, 19 – Florete feminino A e B individual/ espada masculino A e B individual;
- Segunda-feira, 20 – Espada masculino e florete feminino por equipes.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)