Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil avança às semifinais da categoria Júnior na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

Vitória Miranda e Luiz Calixto durante jogo pelo Brasil | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas se classificou para as semifinais da categoria Júnior da Copa do Mundo, que acontece em Antália, na Turquia. Nesta sexta-feira, 10, Vitória Miranda e Luiz Calixto bateram a Bélgica, por 2 a 1, pela última rodada da fase de grupos da competição.

No mesmo dia, os brasileiros perderam na semifinal na categoria Quad (para atletas que também têm limitações em membros superiores), por 2 a 1, para os anfitriões e disputam o bronze. No Masculino Open, os tenistas venceram a Tailândia, por 2 a 0, na disputa do 5° ao 8° lugar, enquanto as jogadoras do Feminino Open ganharam do Marrocos, por 3 a 0, na disputa do 9° ao 12° lugar.

Neste sábado, 11, os juvenis brasileiros buscam uma vaga na final do Mundial contra os Estados Unidos. No Quad, os atletas enfrentam a Austrália na disputa pelo bronze, enquanto o Feminino Open joga contra o Japão, pelo 9° lugar. No domingo, 12, o Masculino Open duela com o Chile, pelo 5° lugar.

Na disputa pela semifinal, Vitória Miranda enfrentou Luna Gryp e precisou de mais de três horas para vencer, de virada, por 2 sets a 1 (6/7 6/4 e 7/6). Em seguida, Alexander Lantermann empatou o confronto ao superar Luiz Calixto, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3). Nas duplas, Miranda e Calixto disputaram ponto a ponto contra Luna e Lantermann e confirmaram a classificação, após dois tiebreaks e 2h16 de partida, fechando a partida em duplo 7/6.

Após ficar quase seis horas em quadra, Vitória Miranda destacou a entrega. “Agradeço muito ao capitão Léo [Leonardo Oliveira], porque ele sempre nos puxava de volta para o jogo quando os momentos não estavam fáceis. A confiança da nossa equipe também fez diferença no confronto, mas principalmente a oportunidade de disputar uma medalha pelo nosso país”, comentou.

Na categoria Quad, o Brasil saiu na frente dos anfitriões com Leandro Pena, que venceu Ugur Altinel por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3). O empate aconteceu com Ahmet Kaplan, que superou Ymanitu Silva, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/0). Nas duplas, os adversários conquistaram a virada, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/0), com Kaplan e Ali Ataman enfrentando Leandro e Ymanitu.

No Masculino Open, os brasileiros demonstraram superioridade diante dos tailandeses. Primeiro, Gustavo Carneiro bateu Worakit Daengchuen, por duplo 6/2. Na sequência, Daniel Rodrigues precisou de pouco mais de uma hora (1h08) para definir o confronto e vencer Suthi Khlongrua, por 2 sets a 0 (6/0 e 6/4).

Contra o Marrocos, no Feminino Open, Maria Fernanda Alves venceu Samira Benichi, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3), em confronto equilibrado. Já Meirycoll Duval derrotou Naiwa Awane, por duplo 6/1, em 1h de partida. Nas duplas, Meirycoll e Jade Lanai ampliaram a vantagem e bateram Benichi e Ibtissam Battar, por 2 sets a 0 (6/0 6/1).

*Com informações da Confederação Brasileira de tênis (CBT).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery