O nadador paranaense Alan Kleber Basílio, da classe S4 (atletas com limitações físico-motoras), foi convocado para representar o Brasil na etapa do World Series de Indianápolis, nos Estados Unidos, que ocorre a partir da próxima quinta-feira, 11, e vai até sábado, 13.
Além dele, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Esportes de Alto Rendimento e da coordenação técnica de natação, convocou o treinador Lucas Oliveira Bastos e o classificados João Fonseca Borges.
Alan Kleber Basílio já disputou a competição ano passado, quando conquistou a medalha de ouro nos 50m livre no World Series da Inglaterra 2023.
Alan tem uma lesão medular ocasionada por disparo de arma de fogo e que o deixou paraplégico. Começou no esporte paralímpico após assistir aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Esta é a terceira etapa do World Series de 2024. No início de fevereiro, em Alberdeen, na Escócia, o Brasil conquistou uma medalha de prata na prova dos 50m livre com a fluminense Mariana Gesteira (classe S9, comprometimento físico-motor).
Em 2023, a Seleção Brasileira de natação paralímpica se sagrou campeã do World Series. A equipe nacional terminou o ano com 16.085 pontos, contra 15.691 da Grã-Bretanha e 15.576 da Itália.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)