A Seleção Brasileira masculina de goalball conquistou neste domingo, 17, o título da Nations Cup, torneio realizado em Berlim, na Alemanha, que serviu de preparação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Após derrotar a Coreia do Sul (8 a 3) na semifinal, disputada pouco antes do jogo valendo medalha, os atletas voltaram à quadra para encarar na decisão o Japão, adversário que já haviam batido no dia anterior no último duelo da fase classificatória. Desta vez, o placar foi 10 a 7. Os gols brasileiros foram marcados por Leomon Moreno (cinco), Parazinho (três) e Paulinho (2).
Foi a primeira vez que o país ergueu esta taça. Em sua última participação no evento, em 2022, o Brasil fora bronze com as mulheres e ficou de fora do pódio com os homens.
Desta vez, apenas eles participaram – a Seleção feminina já tem programada a Malmö Cup, em maio, na Suécia.
“Essa é uma conquista muito importante para a gente. E o principal: conseguimos colher os frutos dos objetivos traçados, atingimos todos eles. Fizemos grandes jogos contra equipes fortes , um campeonato nivelado por cima. Então, para a nossa preparação, foi fundamental ter vindo. Vimos em que precisamos evoluir, onde os outros estão melhorando, para que nas próximas fases de treinamento a gente possa se fortalecer na busca do bicampeonato paralímpico”, destacou o técnico Jônatas Castro, que assumiu o comando após os Jogos de Tóquio 2020 e já tem no currículo o título mundial de 2022.
Após ter rodado o sexteto durante todo o torneio, o treinador não pôde contar com André Dantas e Luciano na final por conta de uma virose. O Brasil começou com Emerson de pivô, além de Leomon e Paulinho nas alas. Faltando dois minutos para o intervalo (que terminou com o duelo empatado em 3 a 3), Parazinho substituiu Paulinho, e esta formação se manteve até o apito final.
“Quero agradecer à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e aos treinadores. Todo esse investimento na modalidade é de suma importância, não é à toa que conseguimos mais um título. Vamos chegar nos Jogos nas melhores condições possíveis”, disse Parazinho.
“Todas as equipes nos trouxeram muitas dificuldades. Times como Montenegro e Japão evoluíram muito. A carga mental para superar uma competição tão desgastante foi muito grande, mas nosso grupo, mais uma vez, mostrou sua força”, falou Emerson.
A competição reuniu 14 equipes na chave masculina e oito na feminina. No duelo pelo bronze masculino, a Ucrânia fez 6 a 2 na Coreia do Sul. A final feminina teve a Suécia ganhando da Grécia por 3 a 2.
Confira todos os resultados aqui.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.
Time São Paulo
Os atletas Parazinho e Leomon Moreno são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)