O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a mais duas capitais brasileiras das Regiões Norte e Sul neste final de semana, reunindo 564 atletas em Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), em provas de três modalidades (atletismo, natação e bocha).
Na capital catarinense, serão 520 participantes em disputas na Universidade Federal de Santa Catarina, no sábado, 2, e domingo, 3. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Haverá em Florianópolis tanto provas da Diretoria de Alto Rendimento (DEAR) do CPB, como também etapas regionais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (disputa entre alunos do projeto de Centros de Referência do CPB), competições da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE), e que passaram a fazer parte do Meeting em 2024.
A capital de Rondônia terá no sábado, 2, a participação de 25 atletas nas provas de atletismo e 11 nas de bocha na Escola Santa Marcelina Marcello Candia. Outros oito atletas competirão na natação, no Complexo Esportivo Vinícius Danin.
As provas valem como regionais das Paralimpíadas Escolares e do Intercentros.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em 24 de fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC).
Neste ano, o evento oferecerá mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também receberão etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento).
Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
No ano passado, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por dez cidades, com mais de 3 mil atletas inscritos: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis e Porto Velho podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)