Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra Mundial de badminton paralímpico com dois bronzes de Vitor Tavares

Vitor Tavares rebate volante em jogo do Parapan-Americano de Santiago | Foto: Saulo Cruz/CPB

A Seleção Brasileira de badminton paralímpico encerrou o Mundial da modalidade, disputado em Pattaya, Tailândia, até este domingo, 25, com duas medalhas de bronze. Ambas foram conquistadas pelo paranaense Vitor Tavares, quarto do ranking mundial na classe SH6 (baixa estatura).

Na semifinal da chave de simples, ele foi superado pelo indiano Nagar Krishna, segundo do mundo, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17), em 26 minutos de partida. Já nas duplas masculinas, ao lado do norte-americano Miles Krajewski, a derrota foi para os chineses Qingtao Zeng e Lin Naili: 2 sets a 0 (21/9 e 21/12). O jogo, também válido pela semifinal do torneio, durou 27 minutos. Como não houve disputa pelo terceiro lugar na competição, Vitor ficou com duas medalhas de bronze.

“Infelizmente, não deu para gente ir às finais, mas volto com duas medalhas para o Brasil. Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte disso e torceram para mim”, disse o paranaense, único atleta brasileiro do badminton presente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Na Tailândia, o Brasil foi representando por 15 atletas, entre os dias 20 e 25 de fevereiro. Apenas Vitor chegou às semifinais. Outros seis disputaram confrontos eliminatórios e foram derrotados na sexta-feira, 23.

Rogério Oliveira, da classe SL4 (deficiência nos membros inferiores), foi superado nas oitavas de final, por 2 sets a 1, pelo tailandês Chawarat Kitichokwattana (21/7, 15/21 e 23/21). Na mesma fase, Daniele Torres, da WH1 (cadeirantes), perdeu por 2 sets a 0 para a belga Man-Kei To (21/9 e 21/7).

Outro brasileiro que caiu nas oitavas foi Júlio Godoy, da WH2 (cadeirantes). Ele foi eliminado pelo japonês Daiki Kajiwara por 2 a 0 (21/13 e 21/6). Por fim, ao lado de Marcelo Conceição, ele também não avançou nas duplas WH1-WH2. Ambos foram derrotados por 2 sets a 0 pelos tailandeses Homhual Jakarin e Junthong Dumnern (21/14 e 21/11).

Nas quartas de finais de duplas femininas WH1-WH2, as brasileiras Maria Gilda Antunes e Auricélia Evangelista perderam por 2 sets a 0 para as chineses Liu Yutong e Yin Menglu (21/3 e 21/6).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery