O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, divulgou nesta sexta-feira, 9, o edital para seleção de estados e municípios interessados em sediar o Festival Paralímpico 2024. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 de fevereiro e 26 de março, por meio deste link.
Além disso, o evento também difunde o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Neste ano, a exemplo de 2023, o evento vai ocorrer em duas etapas. A primeira será no dia 21 de setembro (véspera do Dia Nacional do Atleta Paralímpico) e a segunda, 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência).
CONFIRA O EDITAL DO FESTIVAL PARALÍMPICO 2024
RELEMBRE COMO FORAM AS ETAPAS DO ANO PASSADO
A iniciativa tem como objetivo promover a experimentação esportiva, de maneira lúdica, recreativa e adaptada, a crianças com e sem deficiência (até 20%), sendo que cada núcleo selecionado deve receber, em média, 185 participantes.
O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças.
Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento contou com 21 mil participantes, assim como em setembro, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)