O Camping Escolar Paralímpico irá trazer 152 crianças e adolescentes ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para vivenciar uma semana de treinos a partir da próxima segunda-feira, 29, até domingo, 4 de fevereiro.
O projeto é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Participarão atletas de 10 modalidades oriundos de 22 estados e do DF (as exceções são Acre, Alagoas, Bahia e Piauí): atletismo (31), badminton (16), basquete em cadeira de rodas (7), bocha (12), futebol para paralisados cerebrais (16), halterofilismo (10), natação (30), tênis de mesa (12), tênis em cadeira de rodas (6) e vôlei sentado (12). Além deles, 26 treinadores e auxiliares também participarão das atividades.
CONFIRA A LISTA DE ATLETAS CONVOCADOS
CONFIRA A LISTA DE TÉCNICOS E AUXILIARES CONVOCADOS
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
O Camping é uma das iniciativas mais bem-sucedidas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto. Todos subiram ao pódio na capital colombiana.
Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Patrocínio
O Camping Escolar Paralímpico conta com patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)