O nadador carioca Douglas Matera, 30, recebeu o prêmio de melhor atleta masculino da temporada no Panam Sports Awards, evento que homenageou os destaques pan-americanos e parapan-americanos de 2023.
Douglas, da classe S12 (baixa visão), subiu ao lugar mais alto do pódio nas oito provas que disputou nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, realizados de 17 a 26 de novembro deste ano. “Queria dedicar esse prêmio à minha esposa Mariana Ramoa. Desde que entrei no Movimento Paralímpico, ela tem sido uma companheira incrível. Ela merece todo o crédito também por ter compartilhado comigo toda essa jornada”, disse Douglas, que nasceu com retinose pigmentar, uma mutação genética hereditária, que causa perda gradual de visão.
Além das conquistas no Parapan de Santiago, o nadador carioca se tornou pai e competiu no Mundial da modalidade em Manchester, Inglaterra, nesta temporada. No Reino Unido, ele foi o responsável pela 100ª medalha de ouro do Brasil em Mundiais de natação, ao ser campeão nos 100m borboleta. Também subiu ao lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100m misto livre – 49 pontos.
Confira as medalhas que Douglas Matera conquistou no Parapan de Santiago:
50m livre – ouro
100m livre – ouro
400m livre – ouro
100m borboleta – ouro
100m costas – ouro
200m medley – ouro
revezamento misto 4 x 100m livre – 49 pontos – ouro
revezamento misto 4 x 100m misto- 49 pontos – ouro
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Douglas Matera é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)