A Seleção Brasileira de canoagem paralímpica liderou os quadros de medalhas no Pan-Americano e Sul-Americano da modalidade, competições disputadas em Lagoa Santa, Minas Gerais, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
No Pan-Americano, o Brasil conquistou 18 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e duas de bronze. Já no Sul-Americano, foram dez pódios (sete ouros, duas pratas e um bronze). Em ambos os torneios, o país anfitrião foi seguido pelo Chile. O bronze, no entanto, mudou de dono. No Pan, a terceira colocação foi da Venezuela, enquanto no Sul-Americano, os argentinos completaram o pódio. Veja a tabela completa de medalhas.
Um dos destaques brasileiros foi Thais Freitas, que competiu na prova VL3 200m, e se sagrou campeã no Pan-Americano e Sul-Americano. “Estou imensamente feliz em poder representar o meu país. E agora vou completar, em seis meses, sete medalhas conquistadas. Estou muito feliz e grata por todo o apoio do meu técnico, do meu clube e de todo mundo. E agradecer muito a Deus por essa oportunidade”, disse.
No masculino, Giovane Vieira, prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, também subiu ao lugar mais alto do pódio na VL3. “Acabei de fazer da minha participação no Campeonato Pan-Americano. Fiquei em primeiro lugar. Graças a Deus. Queria agradecer à minha família pelo título”, afirmou.
Além das competições paralímpicas, houve também o Sul-Americano de canoagem convencional. Mais de 200 canoístas, representando sete países ( Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Venezuela) estiveram presentes em Minas Gerais no período.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto, destacou o sucesso do campeonato internacional. “É com grande alegria que celebramos o sucesso deste primeiro campeonato internacional realizado em Lagoa Santa. Foi um marco histórico para a Confederação Brasileira de Canoagem e para o esporte no Brasil”, avaliou.
“A capacidade de organizar e sediar um evento dessa magnitude reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento da canoagem e canoagem paralímpica no país. Ver atletas de sete nações sul-americanas competindo nas águas da Lagoa Central foi emocionante. Isso mostra a força do esporte e a sua capacidade de unir pessoas de diferentes culturas e origens em torno de um objetivo comum. Quero expressar minha gratidão à Prefeitura Municipal de Lagoa Santa”, agradeceu Rafael. Todos os resultados podem ser vistos aqui.
Confira as medalhas brasileiras em ambas as competições:
Pan-Americano
OURO
Leonice Friedrich (KL2)
Giovane Vieira (VL3)
Thais Freitas (VL3)
Oscar Cardoso Filho (VL2)
Débora Benevides (VL2)
Anderson Benati (KL1)
Uilian Mendes (KL2)
Miqueias Rodrigues (KL3)
*Marcelo Carmessano (KLT1 – tetra) e Aline Furtado (KL3) foram premiados com ouro, mas suas medalhas não foram contabilizadas no quadro, pois eles foram competidores únicos.
PRATA
Alan Nantes (VL1)
Gabriel Porto (KL3)
Willians Christ (VL2)
Adriana Azevedo (KL1)
Erisangela Toniolo (VL3)
Flávio Reitz (KL2)
Jean Benites (KL3)
Eduardo Lima (KL1)
BRONZE
Brenda Almeida (KL1)
Roberto Pellin (VL1)
SUL-AMERICANO
OURO
Leonice Friedrich (KL2)
Oscar Cardoso Filho (VL2)
Thais Freitas (VL3)
Débora Benevides (VL2)
Anderson Benati (KL1)
Uilian Mendes (KL2)
Gabriel Porto (KL3)
PRATA
Alan Nantes (VL1)
Ana Cláudia Borges (KL1)
BRONZE
Osvaldo Alves Paula (VL3)
*Marcelo Carmessano (KLT1 – tetra) e Aline Furtado (KL3) foram premiados com ouro, mas suas medalhas não foram contabilizadas no quadro, pois eles foram competidores únicos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)