A Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico conquistou cinco medalhas no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Vera Cruz, no México, de sexta-feira, 22, a domingo, 24.O resultado deu ao país o título por equipes femininas na competição e o terceiro lugar geral. O Brasil foi representado por 25 lutadores.As medalhas douradas foram obtidas pela mineira Ana Carolina Moura (categoria até 65kg) e pela paraibana Silvana Cardoso Fernandes (até 57kg).Já os bronzes vieram para Nathan Torquato (até 63kg), Débora Menezes (acima de 65kg) e Joel Gomes (até 80 kg).Antes,
“Este foi o maior resultado do Brasil em um Campeonato Mundial. Na última edição ficamos em segundo lugar por equipe no feminino e esse ano nos tornamos campeões, além de obter duas medalhas de ouro. Isso é importante pois estamos a menos de um ano dos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe chegará forte à França, sendo uma das candidatas ao título”, afirmou Rodrigo Ferla, coordenador do taekwondo paralímpico na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
na terça-feira, 19, o Brasil havia conquistado quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, na etapa do México do Grand Prix de taekwondo, disputado na mesma cidade em que ocorreu o Mundial. À ocasião, o país foi representado por 12 atletas. A medalha de ouro foi novamente para Silvana Cardoso.Até o final do ano, A Seleção ainda disputará duas etapas do Grand Prix, na China e na Inglaterra. A equipe também participa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.
A estreia do taekwondo em Jogos Paralímpicos foi na edição de Tóquio 2020. Na ocasião, o Brasil foi campeão da modalidade, tendo levado três atletas e obtido medalhas com todos eles: Nathan Torquato (ouro na categoria até 61kg), Débora Menezes (prata na categoria acima de 58kg) e Silvana Cardoso (bronze na categoria até 58kg).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Nathan Torquato, Silvana Fernandes e Débora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
O atleta Nathan Torquato é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)