Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Santer/RJ e Gigantes/SP decidem Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas; SporTV3 transmite decisão nesta quarta

Atletas dos Gigantes/SP e Adeacamp/SP em disputa no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

*Matéria atualizada às 14h43, no dia 23 de agosto

O Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas chegou à sua reta final. Na noite desta quarta-feira, 23, a partir 18h15, Santer/RJ e Gigantes/SP decidem o título do torneio, com transmissão ao vivo do SporTV3.

Nesta manhã, foram disputadas as duas semifinais no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O Gigantes/SP venceu o Gladiadores/PR por 54 a 36. Depois, o Santer/RJ superou o Ronins/SP (54 a 29).

Na terça-feira, 22, foram realizados os últimos jogos da fase de grupo. Líderes dos Grupos A e B respectivamente, Gigantes/SP e Santer/RJ avançaram diretamente para as semifinais. Já Gladiadores/PR e Ronins/SP se classificaram após um playoff. O campeonato conta com seis equipes, que foram divididas em dois grupos (A e B), com três integrantes cada. Além das semifinais e da decisão do título, também haverá as disputas pelo 5º lugar e pela medalha de bronze nesta quarta-feira (veja mais abaixo).

O torneio, que celebra os 15 anos de fundação da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), ainda têm mais seis equipes que disputam a 2ª Divisão. “Este é o campeonato mais importante do nosso calendário no ano. São mais de 230 pessoas envolvidas, com uma expectativa muito grande. A ABRC está completando 15 anos, então é um campeonato simbolicamente muito importante”, afirmou José Higino Oliveira Souza, Presidente da ABRC. O campeão da 1ª Divisão garante vaga para a disputa da Copa dos Campeões, enquanto o vencedor da 2ª Divisão assegura acesso à elite em 2024.

Além do recorde de equipes participantes, a edição de 2023 trouxe uma novidade. Pela primeira vez, a competição conta com um time formado exclusivamente por mulheres: a CETEFE Lobos Feminino (DF), que disputa a 2ª Divisão.

“Isso mostra a evolução do Campeonato Brasileiro, que começou com duas ou três equipes e, hoje, temos 12, participando em duas divisões. E com perspectivas de, em 2024, termos ao menos oito em uma das divisões. São mais de 115 atletas inscritos, com aumento da participação feminina e de jovens. Isso mostra a consolidação do trabalho do rúgbi nesses 15 anos”, completou José Higino. Confira a tabela completa e os resultados aqui.

Confira os horários dos jogos desta quarta-feira, 23:

9h SEMIFINAL – Gigantes/SP 54 X 36 Gladiadores/PR
11h SEMIFINAL – Santer/RJ 54 X 29 Ronins/SP
13h DISPUTA 5° LUGAR – Adeacamp/SP X Minas/MG – em andamento
15h DISPUTA 3° LUGAR – Gladiadores/PR x Ronins/SP
18h15 DISPUTA 1° LUGAR – Santer/RJ x Gigantes/SP TRANSMISSÃO DO SPORTV3

*Com informações da Associação Brasileira De Rugby Em Cadeira De Rodas (ABRC)

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery