A Seleção Brasileira feminina de goalball venceu a Alemanha por 11 a 1, nesta terça-feira, 22, na CBS Arena, em Coventry, Inglaterra, e garantiu antecipadamente sua classificação às quartas de final dos Jogos Mundiais da IBSA. Foi o terceiro triunfo das brasileiras, que já haviam batido Ucrânia e Finlândia. Como não podem mais serem alcançadas pela quinta colocada da sua chave (passam de fase apenas as quatro melhores), as mulheres do Brasil jogarão seus dois últimos jogos, pensando nos cruzamentos do mata-mata. Após folgar nesta quarta-feira, 23, elas voltam à quadra na quinta-feira, 24, para encarar os EUA, às 6h45 (de Brasília), e o Canadá, às 14h15.
O sistema de disputas da competição, que envolve 12 países divididos em dois grupos, prevê o cruzamento do líder de uma chave contra o quarto colocado da outra, e do segundo colocado de uma contra o terceiro da outra, daí a importância de buscar uma boa posição, como explicou o técnico Gabriel Goulart.
“Estamos bastante satisfeitos com essa primeira parte da competição. Conseguimos boas vitórias e, principalmente, executar as estratégias que trouxemos para a competição. A gente sabe que agora serão as duas rivais mais fortes do grupo e precisamos estar preparados física e mentalmente. Temos um dia de descanso para poder trabalhar as meninas antes dessas duas partidas decisivas”.
Diferentemente da vitória anterior, sobre as finlandesas, que teve a ala Dani Longhini concentrando a maioria dos nove gols (marcou seis), contra as alemãs, a artilharia brasileira ficou dividida: Moniza e Kátia fizeram três cada, Dani e Jéssica marcaram dois e Carol Duarte anotou um. Confira como está a classificação atualizada neste link.
Todos os confrontos do goalball nos Jogos Mundiais contam com transmissão ao vivo da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) no YouTube. Você pode rever o jogo Brasil x Alemanha clicando aqui (começa no minuto 6:17).
Sobre os Jogos Mundiais da IBSA 2023
A competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos acontece na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e na CBS Arena, em Coventry, até o dia 27 de agosto e reúne mais de 1.250 atletas de 70 países que disputam: futebol de cegos (dentro da Copa do Mundo), goalball, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis.
Esta é a sétima edição dos Jogos Mundiais, realizados pela primeira vez em Madri, em 1998. De lá para cá, já foram sedes: Quebec-CAN (2003), São Paulo-BRA (2007), Antalya-TUR (2011), Seul-KOR (2015) e Fort Wayne-USA (2019).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)