A Seleção Brasileira feminina de goalball venceu nesta segunda-feira, 21, seu segundo compromisso pelos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês): 9 a 1 na Finlândia, em jogo realizado na CBS Arena, em Coventry, Inglaterra – a equipe havia batido a Ucrânia na estreia. As brasileiras voltam à quadra nesta terça, quando encaram a Alemanha às 14h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Federação Internacional de Esportes para Cegos em seu canal no YouTube.
Se vencer, o Brasil deixa a classificação às quartas de final bem encaminhada. O torneio de goalball é disputado por 12 países divididos em dois grupos com seis equipes cada. Avançam à fase eliminatória as quatro melhores de cada chave. No momento, as brasileiras ocupam a vice-liderança do Grupo A. Veja os resultados e a tabela completa aqui.
Diante das finlandesas, o destaque foi a ala Dani Longhini, autora de seis gols. Kátia marcou dois e Jéssica completou a conta. “O Brasil está com um bom desempenho, estamos conseguindo cumprir os objetivos e as solicitações do Gabriel lá do banco. É mais um degrau conquistado. Agora, iniciaremos uma parte mais difícil da competição, mas estamos aqui para chegar à final e, se quisermos chegar lá, temos de subir todos os degraus, um passo por vez. Fico muito feliz de termos marcado os gols e contribuído com o time na defesa”, destacou Dani.
A última rodada da etapa classificatória reservará os dois duelos mais difíceis para as brasileiras, contra Estados Unidos e Canadá, rivais diretas na briga pela vaga aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Os Jogos Mundiais garantem às campeãs um lugar no megaevento da capital francesa. Se não conseguir o título na Inglaterra, a Seleção Brasileira terá uma última oportunidade de se classificar, que será no Parapan do Chile, em novembro, quando novamente encontrará as norte-americanas e as canadenses.
Sobre os Jogos Mundiais da IBSA 2023
A competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos acontece na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e na CBS Arena, em Coventry, até o dia 27 de agosto e reúne mais de 1.250 atletas de 70 países que disputam: futebol de cegos (dentro da Copa do Mundo), goalball, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis.
Esta é a sétima edição dos Jogos Mundiais, realizados pela primeira vez em Madri, em 1998. De lá para cá, já foram sedes: Quebec-CAN (2003), São Paulo-BRA (2007), Antalya-TUR (2011), Seul-KOR (2015) e Fort Wayne-USA (2019).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)